O presidente Lula e a candidata dele, Dilma Rousseff, já recusaram três vezes o convite para virem a Alagoas – e ambos já estiveram bem perto, bem ali em Recife.
Cabe lembrar que, em Alagoas, foi o único Estado onde Lula perdeu a eleição para José Serra, em 2002, em pleno governo de Lessa.
Se tomou a decisão de riscar Alagoas do mapa da campanha, Lula também decidiu não reagir contra o uso de sua imagem, seja quem for o candidato – pode ser o Lessa, o Collor ou o Téo.
O PT ameaçou entrar com ação contra o candidato do PSDB, por aparecer com Lula no guia eleitotal, mas é pura bravata; de acordo com o parecer do ministro Henrique Neves, do TSE, o direito de imagem é pessoal e só o próprio Lula pode contestar - e Lula não contestou.
E o mais intrigante de tudo é que ninguém tinha conseguido fazer a Petrobras pagar o que devia ao Estado. A pendência vem há 10 anos e o governador Téo Vilela conseguiu.
Será que a Folha de S Paulo tem razão quando disse que o Lula apóia também o Téo? Não sei; só sei que foi assim: o governador Téo Vilela conseguiu com o Lula o que ninguém conseguiu.
Para intrigar ainda mais tem o fato de Lula não aparecer pedindo voto para nenhum candidato a governador.
É ou não é?
Eu acho que o Lula apóia é o Téo. Que acha?