Não é para acreditar que o brasileiro F. Massa teve problemas com seu carro. O seu único problema é trabalhar em uma equipe, onde não se tem o respeito devido ao piloto, ou seja, a peça fundamental do carro. Não é de hoje que a Ferrari faz esse jogo indevido.
Em 2002, na corrida da Áustria, R.Barrichelo teve por obrigação ceder sua posição, - até o momento líder da corrida, para Michel Schumacher, gerando protesto dos fãs, pilotos e patrocinadores do evento.
Oito anos após, a história ainda é a mesma. Na corrida da Alemanha nesse final de semana , Massa teve que ceder sua posição de líder da corrida, e deu no colo de F. Alonso. Deu pra ouvir no tom da voz do engenheiro de Massa, o sentimento de frustração e da ‘ordem’ vindo de cima.
Mesmo deixando Alonso assumir a primeira posição, Massa fez o seu protesto silencioso, e deixou para todo mundo ver o jogo de equipe .
Massa consegui um segundo lugar, com sentimento de primeiro. Mas como no final só vale o que é oficial e para lamentar tal atitude da escuderia Italiana.
Confira o resultado final do GP da Alemanha (306,458km):
1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 67 voltas em 1h28m38s866
2 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 4s196
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 5s121
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 26s896
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 29s482
6 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 43s606
7 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 1 volta
8 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta
10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta
11 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
12 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 1 volta
14 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
15 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 2 voltas
17 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 2 voltas
18 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 3 voltas
19 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 4 voltas
Não completaram:
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 11 voltas/mecânico
Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 17 voltas/mecânico
Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - a 48 voltas/mecânico
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 64 voltas/mecânico
Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 66 voltas/acidente
Melhor volta: Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m15s824, na 67ª