A coligação Frente de Oposição por Alagoas sofreu a primeira derrota na Justiça; o juiz eleitoral Sebastião Vasquez indeferiu o pedido para retirar do portal Cada Minuto as matérias com o advogado Adriano Soares – que já defendeu o ex-governador Ronaldo Lessa e hoje é advogado do PSDB.
O pedido foi assinado pelo advogado Daniel Brabo, que, na semana passada, foi entrevistado pelo jornalista Beto Macário e apontou Adriano como a fonte do pedido de impugnação da candidatura de Lessa – e isto, muito antes de o Ministério Público eleitoral fazê-lo.
Adriano também foi entrevistado e, na resposta à pergunta se iria pedir a impugnação de Lessa, ele respondeu:
- Não. Nem eu, nem o PSDB. Quem vai pedir é o Ministério Público.
O que, realmente, aconteceu. O advogado da coligação de Lessa pediu para se retirar as entrevistas do ar, mas o juiz Sebastião Vasquez não encontrou fundamentação e indeferiu o pedido – que é o primeiro contra um órgão de comunicação, nesta eleição.
O imbróglio acerca da inelegibilidade de Lessa deve chegar a Brasília e, para o advogado Adriano Soares, o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral é pela inelegibilidade.
O advogado Daniel Brabo contesta; a tese que ele vai sustentar, na defesa da candidatura de Lessa ao governo do Estado, é a de que a lei não tem efeito retroativo para prejudicar.
Mas, para o TSE, a Lei Ficha Limpa não fixa punição – ela (a lei) impõe critérios.
A entrevista do jornalista Beto Macário resultou na reação do advogado Marcelo Brabo, que enviou ao Cada Minuto uma nota negando ter acusado Adriano de perder os prazos nos processos que envolvem o ex-governador Lessa.
O problema, caros internautas, é que Adriano Soares conhece todos os caminhos jurídicos que podem levar Lessa a uma condenação. Afinal, ele foi seu advogado.
Alvíssaras! Apesar da tentativa de censura, a campanha eleitoral está finalmente esquentando.
Que acham?
NR - O diretor-editor do Cada Minuto, jornalista Carlos Melo, está preparando editorial acerca do pedido de censura ao portal.