Elementar: se Joaquim Brito sabia da condenação por um colegiado, o que lhe tornou inelegível, então por que aceitou ser o vice-governador do Ronaldo Lessa (PDT)?

Digamos que o presidente estadual do PT apostou na impunidade – o que não acreditamos, pois seria erro grave.

Então apostou que a candidatura de Lessa não iria vingar. O pedido do procurador eleitoral não é a sentença final e Lessa está recorrendo da impugnação, mas poucos acreditam que terá sucesso.

A tese da inconstitucionalidade da Lei do Ficha Limpa, por retroagir na punição, não é aceita por uma parte importante do Supremo Tribunal Federal; segundo esses, a Lei do Ficha Limpa não estipula punição e sim fixa critérios para homologar as candidaturas.

Esse é o mesmo entendimento do desembargador Orlando Manso, que mesmo com o filho, ex-prefeito de Paripueira, igualmente afastado com base na nova lei e impedido de se candidatar à Assembléia Legislativa, não vê saída para Lessa.

- Ele não cumpriu a pena estipulada – disparou o desembargador, que está se afastando do Tribunal Regional Eleitoral devido à condição do filho como réu no processo. Ele volta em novembro.

O desembargador tem o mesmo entendimento, ou seja, a Lei do Ficha Limpa apenas estipulou critérios.

E um dos critérios é o candidato não ter sido condenado por um colegiado; se foi e cumpriu a pena de oito anos está limpo – do contrário, terá de somar o tempo.

Sim, mas voltando ao presidente do PT, Joaquim Brito, que sabia que não podia ser candidato. O que os amigos internautas acham?

A) Joaquim Brito apostou na impunidade.

B) Joaquim Brito sabia que a candidatura de Lessa seria impugnada.

C) Joaquim de nada sabia.

D) Tudo vai dar certo e Lessa e Joaquim se livrarão da denúncia.

Confesso que não entendi nada. O presidente do PT foi condenado em 2008 por abuso do poder econômico e político. Ele era o presidente da antiga Ceal e foi a um comício em Limoeiro de Anadia, e pediu votos para o candidato a prefeito.

Isso foi há dois anos e o presidente do PT não poderia mesmo dizer que não sabia da condenação. Aí, assumiu que já sabia.

A sinceridade de Joaquim Brito pôs mais palavras na boca daqueles que vivem dizendo que a candidatura de Lessa não vai vingar.

E se for tudo diferente do que se conclui a priori, então berimbau é gaita.