O caso do padre alagoano Sizino Telles Júnior, mais conhecido como padre Sizo, remete à disputa travada pelo padre Cícero Romão Batista e o bispo de Fortaleza – que, no começo do século 20, o impediu de celebrar missas e o puniu.
Igual ao padre cearense, o padre alagoano sustenta uma briga com o bispo de Palmeira dos Índios, dom Dulcênio – que o proibiu de celebrar missa e o puniu.
O motivo da perseguição ao padre Cícero era o temor de que ele liderasse a criação de uma Igreja Católica Apostólica Brasileira; o motivo da perseguição ao padre Sizo é o Santuário que ele construiu em homenagem a Santa Teresinha.
O Santuário fica em Mata Grande, terra natal do padre Sizo, no alto Sertão alagoano. Localizado nas proximidades da divisa com Pernambuco, Sergipe e Bahia, o Santuário tem atraído romeiros desses três Estados; no ano passado a polícia militar estimou que 120 mil romeiros estiveram presentes no encerramento da festa.
O sucesso do Santuário atraiu a cobiça do bispo, que exige a incorporação à Diocese. O padre se nega a entregar.
Realmente, é uma obra suntuosa para os padrões da região; o Santuário é um contraste com o cenário árido, mas à vista dos romeiros é a Terra Santa e um local de peregrinação que cresce anualmente.
E quanto mais cresce o prestígio do Santuário, mais dom Dulcênio persegue o padre Sizo.
O bispo está ainda mais revoltado porque o padre parte nesta segunda-feira, 5, à frente de 120 romeiros – que vão a pé até Juazeiro-CE, pagando a promessa que o padre fez para amolecer o coração do bispo.
A romaria começa a caminhada às 8 horas da manhã desta segunda-feira e deverá chegar a Juazeiro no dia 19, na véspera do aniversário de morte do padre Cícero.
São 120 romeiros e poderia ser mais, mas a Polícia Rodoviária Federal orientou o padre Sizo a não levar além desse número - que é para não tumultuar o trânsito nas BRs, por onde a romaria terá de passar nos Estados de Pernambuco e do Ceará.
O pior para o bispo e o melhor para o padre é que, quanto mais o bispo ataca, mais o padre se fortalece.
De fato, o Santuário de Santa Teresinha já se transformou em Terra Santa; o cantor Alcimar Monteiro gravou para enaltecer a festa:
Adeus Mata Grande, ô,ô
Adeus Virgem da Conceição
Levarei no meu coração.
PS – Assista ao vídeo da festa de Santa Teresinha, que foi produzido pelo jornalista Wadson Correia.