Enquanto divulga seu mais novo filme, Eat, Pray, Love, baseado no best-seller homônimo de Elizabeth Gilbert, também sucesso no Brasil, traduzido como Comer, Rezar, Amar, a imagem de Julia Roberts circula na campanha de rímel da Lancôme.

Apesar de exibir excelente forma e beleza que não faz feio quando comparada à época do filme Uma Linda Mulher, há exatos 20 anos, a atriz de 42 anos aparece muito mais jovem nos anúncios de maquiagem da marca francesa.

Julia Roberts assinou contrato com a Lancôme como embaixadora de todas as linhas de produtos da empresa e estima-se que tenha recebido US$ 20 milhões pela parceria. O assunto levanta novamente a polêmica sobre o uso de Photoshop em campanhas e editoriais de moda, principalmente quando celebridades estão envolvidas.

Recentemente, a cantora Rhianna também foi alvo de discussão após a divulgação da capa da Elle americana de julho em que sua cintura está muito mais fina que em outras fotos.

Caminho inverso

Já a loja de departamentos inglesa Debenhams decidiu banir o recurso das fotos para divulgar suas linhas de roupas, incluindo lingerie e moda praia. Segundo um porta-voz da empresa, isso visa combater a imagem pouco realista divulgada por meio de revistas e campanhas de moda, que mostram mulheres com formas perfeitas, pele irretocável e cabelos perfeitamente modelados.

Para mostrar a diferença, foram divulgadas na loja da Oxford Street, em Londres, a imagem com retoques e a real, junto com a mensagem "We've not messed with natural beauty; this image is unairbrushed. What do you think?"(Nós não alteramos a beleza natural, essa imagem não foi modificada. O que você acha?).

É possível ver como a modelo de formas perfeitas ganhou mais volume nos seios com a aplicação de uma pequena sombra; a pele adquiriu outra tonalidade; e a cintura e coxas foram afinadas. Até os cabelos foram mais definidos com Photoshop e a região em torno dos olhos foi clareada.

O diretor de visual merchandising Mark Woods falou ao jornal inglês Daily Mail que a Debenhams não quer bombardear as clientes com imagens de corpos inatingíveis. "Nossa campanha quer fazer as mulheres sentirem-se bem consigo mesmas, sem acabar com sua autoconfiança e estima fazendo falsas comparações."