O chapão vai implodir e Ronaldo Lessa vai desistir da candidatura de governador, porque todos vão se bandear para o senador Fernando Collor (PTB).

A avaliação, em tom profético, foi feita ao semanário Extra desta semana pelo ex-superintendente da Polícia Federal, José Pinto de Luna – que foi preterido da candidatura ao Senado.

O tom profético contém muito de real, por diferentes aspectos:

1) Financeiro. A campanha para governador é cara e Lessa precisa de um patrocinador.

2) Político. Lessa precisa urgentemente de um mandato, por razões óbvias: político sem mandato nem vento bate nas costas – ou seja: nada vale, como ilustrou o presidente Lula; e para se blindar com foro privilegiado.

Só acho difícil acontecer é o PT lançar candidaturas majoritárias, porque isso implicaria na quebra de compromisso do presidente Lula com o senador Renan Calheiros (PMDB).

Mas, Luna tem razão em não acreditar nas pesquisas que estão divulgando por aí; eu também não acredito e o internauta esperto também não.

Ora, as pesquisas dão Luna com 1% da intenção de votos. Raciocinemos: se Luna tem apenas 1% dos votos por que então o impediram de se candidatar ao Senado?

Não é verdade?

Quem tem 1% dos votos não faz medo. Certo? A não ser que a pesquisa seja manipulada.

Luna também é o único que iria fazer dobradinha com a vereadora Heloísa Helena, como primeira opção do eleitor para o segundo voto. O voto para o Senado é diferente; para o Senado o eleitor tem uma maneira especial para decidir e isso vem de há muito tempo.

Daí, eu não acredito que o PT vai lançar candidatos majoritários – exceto se houver o rompimento político entre o presidente Lula e o senador Renan Calheiros.

Mas, quanto ao chapão já implodiu e foi caco pra todo lado. Saíram o PTB, o PP e o PMDB apóia o senador Fernando Collor.

Lessa sabe que a situação é delicada, mas vai precisar de boa desculpa para comunicar a renúncia.

O que o amigo internauta acha? Lessa vai manter a candidatura?