O suplente de senador Euclides Mello, primo e fiel escudeiro do senador Fernando Collor, garante que o deputado federal Joaquim Beltrão é o candidato a vice-governador na chapa dele (Collor).
E o dirigente do PDT Welisson MIranda,e principal porta-voz do pré-candidato a governador, Ronaldo Lessa, sustentou que ele (Lessa) quer o deputado federal Olavo Calheiros para vice.
Joaquim e Olavo são do PMDB e estão reeleitos à Câmara Federal, de acordo com as pesquisas. Joaquim quer ser o vice-governador de Collor, mas não é certo que Olavo aceite ser vice de Lessa.
Mas, o que está pegando mesmo é a jogada de ambos – Collor e Lessa; eles visam na verdade o senador Renan Calheiros - que está numa sinuca de bico.
Collor quer apoio de Renan e Lessa ameaça desistir da candidatura ao governo, e disputar o Senado, se o vice não for indicado pelo PMDB.
Mais do que nunca o senador Renan Calheiros será exigido nessa eleição. Como contornar essa situação – esse é o dilema dele.
O melhor é empurrar com a barriga até o final de junho. Até lá, a água que ainda falta passar embaixo da ponte pode trazer a solução.
Não é fácil; Renan tem também que contornar outra situação delicada, que é a candidatura do ex-superintendente da Polícia Federal, José Pinto de Luna, para o Senado.
Luna diz que não abre, mas a candidatura dele não interessa a Renan.
E agora?