Ver Lula representando o Brasil em questões internacionais não me dá raiva ou decepção. Eu tenho é vergonha alheia mesmo. Dessa vez foi uma gafe ridícula!

Lemos na Folha on line:

"Uma falha na tradução diluiu o que poderia ter sido uma gafe cometida pelo presidente Lula hoje em Moscou. Durante a entrevista coletiva concedida ao lado do presidente russo, Dmitri Medvedev, Lula desviou o discurso em defesa da paz no Oriente Médio para lembrar a invasão soviética do Afeganistão (1979-1980).
“Eu passei parte da minha juventude sendo contra a invasão da Rússia do Afeganistão. Agora, quero paz no Afeganistão também”, disse o presidente, puxando o braço de Medvedev, que pareceu surpreso.
Jornalistas russos presentes, porém, disseram que mal entenderam a declaração, devido à má qualidade da tradução simultânea. A confusão dos russos aumentou quando Lula disse que uma solução para o conflito no Afeganistão poderia incluir um projeto da Embrapa para a produção de alimentos no país asiático.
Medvedev, que já havia sido alertado por assessores de que a entrevista deveria terminar, começou a demonstrar impaciência. Quando Lula voltou a falar do Irã, dizendo que era otimista porque chegou à Presidência depois de perder quatro eleições, Medvedev o interrompeu.
“Eu e o presidente Lula concordamos em conversar por telefone depois [da visita ao Irã]“, disse Medvedev, encerrando abruptamente a entrevista".

Como um sujeito tão inteligente pode fazer tanta bobagem ao mesmo tempo quando se refere a questões internacionais? É que Lula, apesar de inteligente, é ignorante. Não sabe o peso de uma afirmação dessa porque não conhece a história e nem tem a pretensão de estudar mais, como sabemos.

Já não bastava defender o regime iraniano, agora isso. Vai falar da invasão ao Afeganistão em plena Rússia! Quem esse sujeito pensa que é? Uma grosseria dessas, se fosse cometida por qualquer outro, mereceria críticas e mais críticas pela imprensa. Mas como Lula é inimputável...