No dia 7 de maio, será dada a largada para a fase Européia da Formula 1. Uma temporada que vem sendo marcada pelo equilíbrio das principais equipes, e um desempenho melhor da RBR nas primeiras quatro corridas do ano.
Nesta fase Européia se espera muito uma evolução da Ferrari, já que nas primeiras quatro corridas, só ganhou apenas uma, com o espanhol Fernando Alonso, - que tá com uma moral na escudeira italiana-, e tem como coadjuvante o brasileiro Felipe Massa, que chegou a ser líder do campeonato, que ganha um novo chassi para essa nova fase.
A equipe McLaren evoluiu bastante nas duas últimas corrida, levando o segundo piloto da equipe inglesa J. Button à liderança do Mundial. Lewis Hamilton, como sempre, mostrando o seu temperamento agressivo, ainda tem muito que melhorar, e evoluir.
Já Mercedes preparou um novo chassi para o heptacampeão Michael Schumacher, com o objetivo de melhorar seu desempenho nesta temporada, já que boa parte da imprensa, pilotos, fãs, e por aí vai, vem criticando o alemão.
Os outros brasileiros, Rubens Barrichello - Williams, Lucas Di Grassi- Virgin, Bruno Senna – Hispania, buscam evolução dos carros, - tal evolução, que persiste em permanecer no campo das idéias-.
Em um campeonato aonde, as grandes equipes mostram uma regularidade acentuada, as corridas estão se mostrando muito competitivas.