Mesmo com o fim do GP da China, a maior polêmica ficou por conta do brasileiro Felipe Massa e Alonso. O espanhol fez uma manobra que diante do regulamente e completamente normal, entretanto diante de companheirismo de equipe e inaceitável. Na entrada do pit stop, Alonso fez uma ultrapassagem moralmente errada, prejudicando de forma lamentável o brasileiro.
Após a corrida, Massa não quis polemizar o assunto, mas deixou bem claro que com esta manobra o prejudicou sensivelmente na corrida, tirando a liderança do campeonato.
O espanhol tem um histórico que mostra claramente, que não sabe trabalhar em equipe, sendo o ego o seu maior companheiro é o patrocínio de um banco espanhol que o deixa bem tranqüilo, para fazer o que bem quiser na escuderia Italiana.
Massa ressaltou que: - Saí mal do cotovelo antes dos boxes. O Alonso colocou o carro ao lado quando estava entrando nos boxes e, quando o vi, notei que poderia causar um acidente. Pensando na equipe, não era a ideia. Lógico que a posição que perdi me fez perder mais três em seguida. Tem de ficar sempre esperto. É claro que vou falar com ele. Nós trabalhamos juntos e falamos do trabalho em geral - diz Massa, na entrevista coletiva para a imprensa brasileira.