Roberto Gonçalves
 

O secretário municipal de Agricultura de Palmeira dos Índios, Luciano Monteiro, esteve reunido na tarde da ultima sexta-feira, 16, com integrantes do Instituto do Meio Ambiente do Estado – IMA, Secretaria de Estado e de Recursos Hídricos, Comitê da Bacia do Coruripe, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cooperativa Agro Pecuária de Palmeira dos Índios – Carpil, Sindicatos Rurais e Universidade Estadual de Alagoas –Uneal.
No encontro, foram definidas metas no objetivo de recuperar 400 nascentes localizadas em 19 municípios que integram a Bacia do Rio Coruripe cuja nascente está localizada no município de Palmeira dos Índios. O prefeito James Ribeiro (PSDB) vai reunir os prefeitos dos 19 municípios no objetivo da busca de apoio e parcerias para a concretização desse importante projeto.
James Ribeiro vem incentivando e apoiando o titular da pasta municipal de Agricultura Luciano Monteiro nesse projeto que tem como principal objetivo salvar as nascentes, os rios, oferecer água de qualidade para os moradores da zona rural e, sobretudo manter o homem do campo no seu habitat natural produzindo alimentos gerando emprego e renda.
 

Reflorestamento das serras
Além da recuperação das nascentes um elenco de outras ações envolvem o projeto a exemplo do reflorestamento das serras e matas ciliares com espécies da flora natural a exemplo do mulungu, craibeira, ipês roxo e amarelo dentre outras espécies da flora brasileira e nordestina.
De acordo com Luciano Monteiro, o Projeto Sombra e Água Viva além de oferecer água de qualidade o excesso de água pode viabilizar pequenos projetos de irrigação por gotejamento na produção de hortaliças, frutas e legumes em toda região.
Explicou Luciano Monteiro que os 19 municípios que integram a Bacia do Coruripe é formado por minifúndios onde existe um processo de reforma agrária natural e o projeto vai incentivar e fortalecer a agricultura familiar em todos os 19 municípios da Bacia do Rio Coruripe.
O projeto de recuperação das nascentes foi idealizado pelo ambientalista Pedro Josino Diesel em Martelandia – Paraná em 1996. Em 2004 o projeto foi lançado pela Cooperativa Agro Pecuária de Cascavel – Coopavel.
Em Alagoas, o projeto conta com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Prefeitura de Palmeira dos Índios Usina Coruripe e Universidade Estadual de Alagoas – Uneal.
O projeto nascido no Paraná está sendo executado em cinco municípios de São Paulo, e já existem pedidos para o Estado do Amazonas e Belém. Em Palmeira dos Índios já foram recuperadas 17 nascentes em diferentes comunidades da zona rural e a próxima ação de trabalho é nos municípios de Teotonio Vilela e Junqueiro.
A professora Josefa Adriana, da Universidade Estadual de Alagoas – Uneal propôs a formação e capacitação de grupos de trabalho que atuarão no projeto em todo o Estado. Outra ação será conscientização dos estudantes nas escolas sobre a importância do projeto na preservação da natureza e do Meio Ambiente.