A gerência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, enviou ao blogueiro uma nota dando alguns esclarecimentos referente ao post "O Samu ainda não criou asa não...". Reproduzo a nota abaixo:

Leia a nota

O blogueiro diz que ‘Antes mesmo da polícia se fazer presente, vários populares tentaram entrar em contato, e solicitar uma unidade de emergência, para fazer o pronto atendimento à vítima de um atentado de homicídio nas imediações do Santo Eduardo”.

Pois bem, faz necessário salientar que é norma prevista no protocolo de atendimento de todos os Samus do país que a equipe de assistência só faça o atendimento depois que a polícia militar esteja presente no local para que se façam os devidos procedimentos legais. É assim que funciona para segurança física do socorrista, da equipe e da vítima.

Na Central de Atendimento não pode ocorrer demora no atendimento do 192 porque existe uma Central Telefônica que capta todas as ligações e redistribui aos Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARMs) que ficam 24 horas de plantão.

Quando um TARM recebe a ligação faz imediatamente uma Ficha de Atendimento, ou seja, anota todos os dados do paciente e, imediatamente, repassa a ligação para o médico regulador, que faz uma classificação da gravidade do problema e decide se será utilizada uma ambulância do tipo USB – Unidade de Suporte Básico ou USA – Unidade de Suporte Avançado.

A Regulação Médico, caso seja necessário, solicita imediatamente, também do apoio da Polícia Militar, para preservar a integridade física da equipe do Samu.

José Kleber da R. F. Santana

Gerente-geral SAMU/Maceió