Os números da pesquisa do Ibrape, que serviram de base para o post anterior e que retiramos do ar, no que se referem à disputa pelo governo do Estado, não correspondem à realidade de 2010; são números defasados.

A pesquisa do Ibrape para governador existiu, os números atingidos foram os expostos, mas referem-se à realidade de meados de 2009 e não março de 2010. Além disso, não foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, assim, não poderia ser divulgada.

Foi por esses motivos que a retiramos do ar.

A pesquisa mais recente e oficial foi realizada pelo Vox Populi e publicada na coluna do jornalista Cláudio Humberto, com 39% da preferência para o governador Téo Vilela e 35% para Ronaldo Lessa.

São 4 pontos percentuais de diferença, o que se pode dizer que se a eleição fosse hoje haveria segundo turno; isto porque a diferença está no intervalo percentual que configura empate técnico – e que vai até 6 pontos percentuais de diferença.

E ainda que a margem de erro trabalhada pelo Vox Populi possa ter sido menor, uma margem de diferença inferior a 10 pontos percentuais não recomenda comemoração antecipada.

De minha parte, eu acredito que Lessa é candidato mesmo é a prefeito de Maceió em 2012. Mas, o governador Téo Vilela não pode vacilar.

No que se refere às candidaturas para o Senado, se a eleição fosse hoje o senador Renan Calheiros estaria reeleito; a outra vaga seria de Heloísa Helena.

Para a Câmara Federal estariam eleitos João Lyra, Carimbão,Célia Rocha, Rosinha da Adefal, Olavo Calheiros, Joaquim Beltrão. As três outras vagas seriam disputadas por pelo menos sete fortes candidatos.