Um esclarecimento aos leitores precisa ser feito. Na verdade, trata-se de esclarecimento a alguns comentaristas chatos. Esse blogue é um espaço pessoal. Nele eu escrevo o quero e não admito nenhum patrulhamento. Foi nessas condições que fui convidado a participar desse prestigioso espaço e, por isso mesmo, aceitei.
Esclareço, portanto, a alguns comentaristas que não adianta espernear. Eu não vou publicar comentários que atribuam a mim coisas que eu não disse. Muito menos aqueles comentários que agridam a minha honra ou de quem quer que seja.
Já escrevi sobre isso no meu antigo espaço, mas reproduzo aqui para que os novos comentaristas que pretendem fazer campanha no meu blogue fiquem bem informados:
“Esse blog é pessoal, minha gente. é um espaço em que coloco minhas idéias sobre vários assuntos. Não estou preocupado em criar público cativo ou mesmo em defender partidos políticos. Manifesto apenas a minha opinião para registro e leitura dos interessados, que são meus alunos, amigos e demais leitores. Aqui eu escrevo o que eu quero sem a pretensão imediata de convencimento dos leitores. Digo "imediata" porque essa pretensão está sempre presente em qualquer discurso, mas, no meu caso, não é determinante para o que eu escrevo.
Nesse contexto, explico para os ingênuos que ser democrático não significa compactuar com a falta de educação e, eventualmente até com o crime. Não publicar comentários injuriosos é que significa ser democrático.
Aliás, o princípio maior que predomina nesse blog é aquele segundo o qual ninguém é obrigado a ler o que eu escrevo e muito menos a concordar comigo. Se não gosta do que escrevo, vá encher o saco de outro. Só não venha querer usar esse espaço para fazer proselitismo. E digo mais. Se o comentário for a favor do PT, nos limites da ética, eu até publico”. (Íntegra)
Pois é. O sujeito pode criticar FHC e até declarar seu voto em Dilma. Publicarei todo comentário que pretenda dialogar comigo ou com os demais comentaristas. Só não admitirei que desrespeitem os leitores do blogue com mentiras e agressões gratuitas a quem quer que seja.