Seria cômico, se não fosse trágico; o relatório contrário à implantação do estaleiro em Coruripe é uma peça humorística e, ao mesmo tempo, preocupante.

É humorística pela conclusão estapafúrdia e preocupante porque, como alguém tem coragem de assinar semelhante disparate?

Essa é a preocupação, pois quem sabe amanhã quererão revogar a Lei da Gravidade – quem sabe? Tudo é possível.

Imagine que o relatório conclui que gerar emprego e renda atrai miséria. Tal conclusão agride até mesmo Marx. Nunca, na história da humanidade, alguém cometeu semelhante desatino.

E por que cometeu?

Pois é; esse é o problema e eu preferi dizer que são coisas de Alagoas, o único Estado que não foi conquistado ou desmembrado, mas outorgado. Somos inferiores, deve ser isso.

Alguns historiadores afirmam que o Estado surgiria independente da outorga, como reconhecimento ao crescimento do Sul da Capitania (Pernambuco), mas é argumento falho, como se pode comprovar:

1) O que se refere ao Sul de Pernambuco é o que hoje se chama Alagoas – e o Estado é paupérrimo.

2) Se o desenvolvimento do Sul das Províncias resultasse na emancipação, o Sul da Bahia e o Sul de Minas também teriam se emancipado.

Mas, Alagoas surgiu mesmo como premio à subserviência de um grupo de pernambucanos, liderados por Antônio Ferreira Batalha , que resistiram à revolta republicana em Pernambuco, em 1817.

O interessante é que, após criarem o Estado de Alagoas, quem comandou a política foi o Visconde de Sinimbu – que era filho da heroína alagoana, que participou da revolta republicana.

Coisas de Alagoas, pois não.

No dia 23 de fevereiro, ou seja, há um mês e meio, o post do blog exclamava no título::Êita! Eu acho que Pernambuco vai levar o estaleiro de Coruripe.

Não sei se Pernambuco ou outro Estado, mas alguém está levando o estaleiro de Coruripe. É estranho o silêncio de quem deveria estar na linha de frente questionando e exigindo a obra.

O relatório contrário ao estaleiro em Coruripe é algo tão absurdo, que é difícil acreditar que tenha sido mesmo produzido; que exista.

E ninguém se pronuncia com contundência? Sei não...

Acho que foi em Alagoas que o imperador fez xixi.

Vai chover urubu?

Vai e muito. Começa nesse final de semana e prepare-se porque a partir da segunda quinzena do mês até meados de maio será de muita chuva. A não ser que o relatório contrário ao estaleiro em Coruripe  também conclua pela revogação da Lei da Gravidade!

Em Alagoas, tudo é possivel  se a comissão for de 20 por cento.

No mínimo, claro.