Quando comecei a escrever um blogue jamais imaginei a dimensão que esse empreendimento poderia alcançar. Minha intenção inicial era debater apenas com meus alunos e com a comunidade jurídica. Na época, mantinha um debate por e-mail com meu colega Professor Dr. Alberto Jorge sobre crise financeira e valores do liberalismo. Achei que o debate poderia se tornar público e comecei a escrever um blogue. Um espaço restrito a alunos e pessoas da área jurídica. Foi assim que comecei a escrever sobre temas numa abordagem não acadêmica.

Esse espaço restrito, todavia, ficou bem mais amplo do que eu esperava. Recebo referências e comentários de leitores e blogueiros de todo o país e do exterior sobre o que escrevo. A minha mensagem foi até onde eu jamais imaginei. Só que, agora, um novo fator muda tudo isso e amplia o meu espaço virtual ainda mais.

Depois de mais de um ano no exercício absolutamente livre do pensamento por meio da Internet, recebo um convite do jovem e brilhante professor Yuri Brandão. O convite é para participar desse novo projeto no portal Cada Minuto. Professor Yuri – um leitor qualificado do meu blogue que se tornou amigo – muito me honra com esse convite. Ele sabe que nunca tive a pretensão de levar meu texto tão longe.

Contudo, diante da solicitação, não hesitei e aceitei na hora. Se posso me expressar sobre temas polêmicos da política e do direito para o meu restrito público, posso também me expressar para um público maior. E é isso que pretendo. Continuar no mesmo espírito que sempre regeu meu blogue pessoal, agora em um espaço capaz de multiplicar sua mensagem.

O blog “Política, Direito e Filosofia”, que começou como um espaço simples de manifestação de pensamento, tem agora um novo desafio pela frente. Tratar de temas jurídicos e políticos numa abordagem filosófica sem cair nos academicismos incompatíveis com o espaço virtual.

Escrevo normalmente sobre temas políticos e jurídicos, mas que envolvem uma controvérsia não somente dogmática. Gosto de temas que estejam relacionados a questões de maior profundidade teórica. Também tenho a intenção de deixar clara minha opinião sobre temas da política nacional, e questões que envolvem a Teoria e a Filosofia do Direito.

Meu primeiro texto, por exemplo, foi sobre a atuação da Polícia Federal na questão dos grampos ilegais no STF. Critiquei os abusos da polícia e enfatizei a importância do Estado Democrático de Direito. Sempre me mantive nessa linha. Às vezes falo de minhas experiências pessoais, minhas angústias e meus dramas na vida de pai separado com guarda compartilhada. Esse também é um tema recorrente no meu blogue.

Antes de tudo, portanto, meu blogue é um espaço pessoal e não um ambiente acadêmico. Um ambiente próprio para a manifestação de opinião com o pano de fundo da Teoria do Direito. Na verdade, eu me manifesto sobre temas que nem sempre são cabíveis numa aula de Filosofia e Teoria do Direito. Em sala de aula, estamos sempre ocupados com o cumprimento de conteúdos importantes que não podem ser substituídos pelo debate político. Enquanto isso, na Internet, eu posso usar a análise teórica para defender princípios e me manifestar sobre política.

É importante dizer também que o blogue nunca foi um espaço de neutralidade. Pelo contrário, apresento sempre meu ponto de vista de forma franca e honesta, fazendo meus leitores saberem o que penso e como penso de forma clara e transparente. Não sou neutro, pois tenho princípios morais e políticos a defender. Foi isso que sempre fiz no meu restrito espaço virtual e continuarei fazendo aqui.

Nesse primeiro texto dou boas vindas aos antigos e novos leitores com muito otimismo e esperança de que a Filosofia do Direito possa servir de mote para a defesa de princípios fundamentais da democracia. Sinto que esse é meu papel como professor e como cidadão. Aguardo os comentários de vocês.