Na história recente da bancada alagoana na Câmara Federal, a atual legislatura foi marcada pelo marasmo e pela completa omissão nos debates mais acalorados em plenário, especialmente o pinga-fogo.

O pinga-fogo é a sessão mais emocionante na Câmara Federal, onde só os bons participam; é o momento onde mais que discernimento, o deputado tem de ter profundo conhecimento e talento para encarar os medalhões da legislatura.

Geralmente, como se configurando o que a geografia econômica discrimina, esses medalhões são oriundos do Sul e Sudeste. Quem, por exemplo, se atreve apartear um Delfim Neto dissecando a economia?

A maioria dos deputados participa do pinga-fogo como meros espectadores; todos compõem a bancada dos mudos – que vêem, mas não têm coragem de falar porque sabem menos do que deveriam.

A exceção que faz falta e fez a diferença nesta legislatura foi o ex-deputado federal José Thomaz Nonô – que é o único alagoano que vi participar do pinga-fogo e dar um show. Quando o Nonô ocupava a tribuna as taquigrafas se transformavam em tietes – e Alagoas marcava presença como exceção à regra: tava lá um nordestino e alagoano mostrando que não somos sub-raça.

Sem o deputado José Thomaz Nonô no plenário da Câmara, a bancada alagoana nesta legislatura passou completamente despercebida.

Parece o paradoxo no ano do centenário de nascimento do senador Rui Palmeira – que foi deputado federal e se destacou na década de 40 conduzindo o acordo que levou o Partido Comunista Brasileiro, o famoso Partidão de Luiz Carlos Prestes, a se juntar à UDN.

Prestes veio a Alagoas e fez campanha com a UDN.

Isto quer dizer que o marasmo detectado nesta legislatura não é regra entre os representantes alagoanos na Capital Federal. Felizmente, alguns dos que já se foram – Rui Palmeira, Freitas Cavalcante, Teotônio Vilela, Medeiros Neto – fizeram história como tribunos.

A história que, infelizmente, foi brutalmente interrompida sem a presença do Nonô. Nesta legislatura, Alagoas regrediu e ninguém viu seus deputados federais nem mesmo com ajuda de binóculos.