Entre viagens e reuniões de negócios no comando de empresas que estão distantes uma da outra, o empresário João Lyra ainda encontra tempo para fazer política. Está em campanha para a Câmara Federal.

Com o nome marcando a história econômica de Alagoas e, por extensão, do Nordeste, o empresário já atua na política desde a década de 70. Quem pensa que João Lyra só agora entrou na política está redondamente enganado.

Foi fundamental na eleição do prefeito Cícero Almeida, mas desde as décadas de 70 e 80 financiou a oposição; os ícones da oposição, inclusive quem se apresentava como marxista-leninista, passavam antes no escritório do empresário para receberem apoio financeiro.

Era o paradoxo; em pleno governo militar, um empresário do setor mais tradicional da economia financiava a oposição. Mas, era assim e João Lyra não se importava com a repercussão no governo; ao mesmo tempo em que ajudava a oposição, ele expandiu e diversificou os negócios.

João Lyra tornou-se um grupo que reúne usinas de açúcar, destilarias, revendedora de automóveis e táxi aéreo. Mas, o grupo se confunde com ele; não há no Estado quem, pelo menos, não tenha ouvido falar dele.

Filiado ao PTB e eleitor fiel do presidente Lula, o empresário declara apoio à candidatura da ministra Dilma Rouseff; diz que o governo Lula fez tudo certo e defende a manutenção da política econômica.

- O doutor João Lyra é um empreendedor; ele sabe administrar o tempo – testemunha o jornalista Volney Malta, seu assessor de imprensa.

E muita gente já observou a diferença com o João Lyra de 2006. E o que mudou? O jornalista Volney Malta destaca na mudança a participação direta com as bases; em 2006, João Lyra delegou poderes que nem sempre lograram êxito.

Este ano ele está no contato direto com as bases e faz questão de conhecer as lideranças. Na visita a Atalaia, João Lyra combinou perfeitamente os interesses políticos e econômicos. Foi à base apertar as mãos do eleitorado, e foi à Usina Uruba projetar sua expansão.

A expansão da Usina Uruba, com a implantação da destilaria, significa mais emprego na região. Atalaia sofreu abalo grande com o fechamento da Usina Ouricuri e a Comesa; há tempo ninguém anuncia nada em benefício da cidade.

João Lyra está de volta à campanha eleitoral, com a postura totalmente diferente - que é para fazer a diferença.. Está no caminho certo – é o que garantem os entendidos.

Com aparência mais jovem, ele trocou o figurino sisudo pela moda que descontrai. João Lyra aprendeu a jogar.