O eleitor incauto que vê as obras de recuperação da via férrea em Arapiraca logo concluirá: é o metrô prometido; é o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
Não é.
A recuperação da via férrea é obra da Transnordestina Logística – que é dona das locomotivas, vagões, estações e trilhos da finada Rede Ferroviária Federal.
O trem de carga vai voltar a circular em Alagoas, depois de nove anos paralisado. A paralisação deveu-se às fortes chuvas e as enchentes dos Rios Mundaú e Canhoto.
A ponte ferroviária ligando o Norte ao Sul, em Rio Largo e passando por Própria-SE foi levada pela cheia. Mas, a Transnordestina descobriu que pode faturar transportando álcool, açúcar, cimento e fertilizantes para o terminal de cargas de Jaraguá.
O terminal foi reativado, os armazéns foram alugados ao Cimento Poty e a um grupo agroindustrial alagoano, e o trem cargueiro volta trafegar este ano.
A empresa também vai transportar argila de Propriá-SE para Recife. A linha passa por Arapiraca e é esta que está sendo recuperada – e o eleitor incauto confunde com o VLT.
Do ponto de vista eleitoral a sacada é genial. E mais um VLT está posto para o Estado, agora para Arapiraca, no ano da eleição.
O VLT de Arapiraca usará a linha férrea que pertence à empresa privada, mas tudo bem; a Transnordestina também vai usar a linha da CBTU para passar com o trem cargueiro até Jaraguá.
E, em se tratando de VLT, o que tem aqui tem lá. Se em Maceió as obras de recuperação da via férrea se confundem com a obra do VLT, em Arapiraca do mesmo jeito.
E que venha o VLT, mas antes da eleição. Depois da eleição, ó, já vi o filme antes.