O leitor alagoano mais atento deve estar se perguntando: por que o ex-governador Ronaldo Lessa não diz à imprensa da terra, o que disse ao jornalista-blogueiro Ricardo Noblat?
A entrevista de Lessa ao Noblat, que está reproduzida no Cada Minuto, contém detalhes que deveriam ter sido apresentados pioneiramente pela imprensa alagoana; afinal, Lessa é candidato a governador de Alagoas – não é governador do Brasil.
É certo que o Noblat é um profissional competente; conheci-o na década de 80, como chefe da sucursal do Jornal do Brasil, em Recife, e depois como meu chefe na condição de editor de Política do JB. Sei da sua sagacidade e empenho em se inteirar da política regional – a sucursal do JB em Recife deu-lhe esta visão, com certeza.
Aliás, o Noblat foi demitido do JB porque ousou escrever contra o então candidato a presidente Fernando Collor – quando a mídia nacional era toda favorável. Mais uma vez, a passagem pela chefia da sucursal do JB em Recife deu-lhe panos pras mangas.
O Noblat, na condição de jornalista nacional, poderia relegar o assunto; o encontro de Lessa com o presidente Lula não é notícia que interessa ao País, mas apenas a Alagoas. Contudo, repórter é repórter e Noblat mesmo tão distante de Alagoas, dá o furo. Valeu!
Lessa pode se defender dizendo que não é discriminação; apenas o Noblat faz perguntas que não lhe fazem aqui. E, se alguém perguntar o que o Noblat perguntou, ele responde do mesmo jeito. Eu acredito; o Lessa, o Nonô são políticos muito bons de entrevista – é só perguntar.
Na entrevista de Lessa ao Noblat está a confirmação oficial do empenho pessoal do presidente Lula na reeleição do senador Renan Calheiros, e o motivo: gratidão.
Também está a confirmação da lenda da onça e do bode, configurando a formação do chapão e a famosa fotografia de Brasília. Lessa disse ao Noblat:
- Passei dezoito anos brigando com o Renan. Não morro de amores por ele.
Lessa nega que pretenda beneficiar Renan abdicando da candidatura ao Senado e disputando o governo do Estado, mas é isto o que na prática deve acontecer. Na avaliação do próprio Lessa, a vereadora Heloísa Helena dará um passeio e a outra vaga de senador é de Renan.
Sim, Lessa também acha que pode derrotar o governador Téo Vilela; é só juntar no mesmo palanque Renan, Collor, João Lyra, Benedito de Lira e Cícero Almeida.
Será que o prefeito Cícero Almeida vai?
PS - Com o devido reparo do professor Iuri Brandão, o por que no final da frase tem o circunflexo, conforme no título do post.