Está havendo engano em relação à obra para troca de trilhos da via férrea, que interditou a passagem de nível para a Avenida Siqueira Campos.

Estão dizendo que a obra é para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Não é verdade; a obra é para o trem de carga da Transnordestina Logística – que volta a circular em Alagoas a partir de abril, transportando álcool, açúcar, cimento e fertilizante para o porto de Jaraguá.

Observem que a antiga estação de carga de Jaraguá está sendo reativada; a esplanada está em obras e a linha férrea está sendo recuperada.

Os antigos armazéns da estação de Jaraguá foram alugados ao Cimento Poty, com sede no Ceará.

Dizem que o VLT vai circular em agosto ligando Rio Largo ao antigo Shopping Iguatemi. Pois bem: a verdadeira obra do VLT é a linha férrea nova que vem do antigo Shopping Iguatemi para a Estação Central.

O resto é kahô.

Informamos ainda que a Transnordestina Logística dividiu Alagoas em três trechos para obra de recuperação da via férrea – que foi destruída pela cheia em 2001. O primeiro trecho vem de Propriá-SE/Porto Real do Colégio para Lourenço de Albuquerque – e 90% já foi concluído.

O segundo e o terceiro trechos, em execução, vão de Lourenço de Albuquerque até o porto pernambucano de Suape,e de Lourenço de Albuquerque até o porto de Jaraguá.

Pelo menos duas destilarias já estão com terminais de álcool interligados à linha ferrea. São elas: Laginha (Grupo João Lyra), em União dos Palmares, e Santa Clotilde, em Rio Largo.

Está feito o reparo.

Mas, o momento é mesmo para comemoração; é que o porto de Maceió estava fora do traçado da Ferrovia Transnordestina – que ligará o Nordeste Setentrional aos portos marítimos nas Capitais.

A substituição dos trilhos é para garantir a passagem de composições com até 1 milhão de toneladas de carga líquida ou sólida.