A disputa pelo voto já começou, no Sertão de Alagoas. Prefeitos já começam a formar base política para as eleições de 2010. Marcos Ferreira, Isnaldo Bulhões, Inácio Loyola, Cícero Ferro e Edval Gaia são os sertanejos cotados para  disputar a Assembleia Legislativa.

O deputado Marcos Ferreira disputa novamente a vaga com apoio do tio, Paulo Ferreira de Andrade, ex-prefeito de Santana do Ipanema e alguns prefeitos da região. Ferreira também enfrenta Isnaldinho Bulhões, filho da prefeita Renilde Bulhões na disputa por votos na região.

Isnaldinho tem apoio do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Celso Luiz que comanda as cidades de Mata Grande, Inhapi e Canapi. Além do pai Isnaldo Bulhões, presidente do Tribunal de Contas do Estado. Celso Luiz garantiu pelo menos a metade dos votos da esposa, Cláudia Brandão, deputada mais votada na última eleição.

Inácio de Loyola disputa pela primeira vez o cargo para deputado e conta com apoio da esposa dele deputada Kátia Lisboa Freitas. Tem uma base forte na região do alto São Francisco, a prefeita de Piranhas Mellina Freitas, os irmãos desembargador Washington Luiz e o ex-prefeito de Olho D’Água do Casado, o Xêpa.

Edval Gaia tem sua base em Palmeira dos Índios, e conta com apoio em Santana do Ipanema do ex-gerente da Ceal, Ayrles Rego de Miranda. Cícero Ferro domina a região de Minador do Negrão e tem apoio do prefeito de Delmiro, Lula Cabeleira e da ex-deputada Ziane Costa.

Veja outros candidatos que conseguem votos no sertão, é o caso dos deputados Antônio Albuquerque, com base em Limoeiro de Anadia, Zé Pedro da Aravel, Ricardo Nezinho, Renazinho, Célia Rocha e Dudu Albuquerque todos com base no agreste de Alagoas.