Que a vereadora Heloísa Helena se elege senadora, ninguém duvida; nem mesmo o mais empedernido de seus adversários. A não ser que troquem o disquete com os votos.
Considerando que são duas vagas para senador, quem será então o segundo candidato eleito?
Se a política fosse Ciências Exatas, a resposta seria o resultado da relação diretamente proporcional – quem vota em Heloísa Helena não vota em Renan Calheiros.
Renan estaria eliminado.
Mas, os números da política não são assim tão cristalinos. Daí, todos fazem conjecturas e uma delas seria o PT não garantir legenda para o delegado federal José Pinto de Luna se candidatar a senador – Pinto de Luna é o parceiro ideal de Heloísa, para muitos eleitores.
Eu perguntei ao deputado Paulão (PT) sobre a possibilidade de darem uma rasteira em Pinto de Luna e ele respondeu que isso está fora de qualquer possibilidade; Pinto de Luna não é candidato a senador se não quiser.
- Isso (o PT impedir a candidatura de Pinto de Luna a senador) seria um desastre. A opinião pública não perdoaria o partido. Respondeu Paulão.
Então, mantida a candidatura de Pinto de Luna e mais do atual senador João Tenório, do ex-governador Ronaldo Lessa, do deputado Benedito de Lira e do ex-deputado federal José Costa de quem é o segundo voto útil para o Senado?