Quem passar pela antiga Estação Ferroviária de Jaraguá não se assuste com a obra de recuperação da linha férrea; não se assuste nem pense que é o trem fantasma.

Na verdade, depois de oito anos fora de circulação o trem de cargas volta a circular em Alagoas. O trem foi desativado devido as enchentes em 2001 – que destruíram pontes sobre os Rios Mundaú e Canhoto.

A Companhia Ferroviária do Nordeste, que arrematou o espólio da finada Rede Ferroviária Federal, decidiu recolocar o trem cargueiro nos trilhos.

E por que decidiu? Porque a CFN descobriu o filão do álcool para o mercado internacional se abastecer de Etanol.

Isto quer dizer que o porto de Maceió, que estava fora do traçado da Ferrovia Transnordestina, foi colocado dentro. Antes, a Transnordestina iria passar por Alagoas, mas seguiria para o porto pernambucano de Suape através do entroncamento ferroviário de Lourenço de Albuquerque.

A Ferrovia Transnordestina foi idealizada pelo fenomenal Pedro II e está sendo executada agora no governo Lula; a ferrovia vai ligar o Sertão nordestino aos portos marítimos nas Capitais da região.

Além de transportar o álcool produzido pelas destilarias alagoanas, a ferrovia também vai trazer cimento do Rio Grande do Norte e do Ceará. O Cimento Poty alugou os armazéns da antiga Refesa em Jaraguá.

O ano de 2010 promete mesmo.