No final de um ano pré-eleitoral é costume os políticos deitarem falação e alardearem feitos e obras que ninguém tem a sorte de vê, mas que eles garantem que existem.

Ouvi um deles anunciar a construção de não-sei-quantas moradias dignas; são tantas moradias – que é mais do que o Sistema Financeiro de Habitação já construiu no Estado até hoje!

Palmas para eles!

Outro trouxe tanto dinheiro para o Estado, mas tanto dinheiro, que hoje existe uma crise no comércio com falta de ligas de borracha.

Eu fico com a dúvida atroz: se é assim mesmo, qual o motivo do desespero de alguns com a eleição do ano que vem?

A eleição de 2010 será atípica em Alagoas, com a perspectiva de uma renovação na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal nunca vista e, especialmente, sérias dificuldades para senadores se reelegerem.

O senador João Tenório, por exemplo, sequer ousou anunciar que disputará a reeleição, e o senador Renan Calheiros estaria derrotado se a eleição fosse hoje e as pesquisas de intenção de votos estiverem corretas.

As pesquisas garantem a eleição da vereadora Heloísa Helena para o Senado. É aí, caros internautas, que mora o perigo para Renan.

O eleitor de Heloísa Helena não vota em Renan – vota em Pinto de Luna ou Ronaldo Lessa.

Se Lessa sair candidato ao governo do Estado, o maior beneficiário dos votos dele para senador é Pinto de Luna. Certo?

Minha dúvida atroz permanece: se fizeram tanto por Alagoas como apregoam qual o motivo de estarem agora nessa pindaíba?

1) O eleitor alagoano é ingrato e não reconhece os feitos.

2) O eleitor alagoano é cego e não vê as obras que eles realizaram.

3) O eleitor alagoano está aprendendo a não ir na conversa do balanço de final de ano pré-eleitoral.

4) O eleitor alagoano quer mudança para o Senado.

É preciso ficar atento porque tudo é possível de acontecer em 2010, inclusive o PT negar legenda para Pinto de Luna. Depois dos elogios do presidente estadual do PT, Joaquim Brito, ao senador Renan Calheiros e dos ataques à vereadora Heloísa Helena convém não duvidar.

Quem vota em Heloísa Helena não vota em Renan Calheiros nem a pau, Juvenal.