No último despacho com o prefeito Cícero Almeida, o ainda secretário de Educação Ricardo Valença o advertiu sobre irregularidades na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e sentenciou com estas palavras:

- Prefeito: a Semed é um caso para o Ministério Público. (sic)

Valença poderia ter dito que a Secretaria Municipal de Educação é um caso de polícia, mas optou por ser ameno. Não adiantou; o prefeito Cícero Almeida sabe que a Semed, e outras secretarias do município, são casos de polícia, mas não está nem aí.

Cícero Almeida não gostou das advertências de Valença e, a partir daí, o colocou na geladeira; nem o recebia mais para despachar, nem atendia seus telefonemas. Só então Valença entendeu que as irregularidades que detectou na Semed fazem parte do show.

Tem de tudo na Semed; uma ação do Ministério Público lá vai descobrir escolas com mais aluno no papel que na sala de aula; pagamentos indevidos para terceiros; serviços que não são executados, mas pagos em dia, entre outras irregularidades.

E sendo assim, está explicado porque Alagoas possui índice de analfabetos altíssimo. O que não está explicado é a proteção que o prefeito Cícero Almeida dá às irregularidades.

Por que será?

PS - O professor Yuri nos corrigiu acerca do título: o correto é saiba por que Ricardo Valença...