O prefeito Cícero Almeida chegou dirigindo o VLT, ao lado do deputado federal Benedito de Lira. Eles acenavam para o público – que, em delírio, quase não deixou o VLT partir da Estação do Mercado.
O VLT saiu do distrito de Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo, em direção ao antigo Shopping Iguatemi, trafegando a 80 quilômetros por hora. Pense! Todos estavam radiantes.
De repente, o prefeito Cícero Almeida pegou a sanfona e começou a cantar o mais novo forró que compôs e que deu o nome de VLT na Eleição. Mas, apesar do título, a música não tem nada a ver com o novo trem das Alagoas.
Na música, ou seja, no novo forró do Ciço, o VLT são as iniciais de VaLe Tudo (na eleição).
Na multidão, um histérico perguntou em voz alta:
- Cadê o Ciço?
E um coro respondeu:
- Tá dirigindo o VLT, que o cabra é bom de serviço!
Embalado pelo novo forró, a viagem foi o maior sucesso. O prefeito Cícero Almeida é um verdadeiro artista. E assim será nesta segunda-feira, 9, quando o VLT fará a segunda viagem para que o prefeito possa assinar a ordem de serviço garantindo o inicio do projeto Arranca Tôco.
Calma, gente! Isto foi um sonho que se sonha só, e um sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só.
Para que seja realidade a distância é grande. Eu consultei os Ministérios dos Transportes e das Cidades e obtive a seguinte explicação:
Existem vários projetos para implantação de VLTs no País, mas só dois deles têm prioridade: o VLT do Distrito Federal e o de Natal.
O VLT do Distrito Federal é prioritário porque o acordo foi assinado pelo governador de Brasília, José Roberto Arruda, diretamente com o presidente francês Sarkosi; e o VLT de Natal é prioritário porque a Capital potiguar será uma das sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014.
Depois deles vêm os VLTs de Recife, João Pessoa e Alagoas. Observem que os demais VLTs levam o nome das Capitais onde serão instalados; só o VLT de Alagoas tem dimensão intermunicipal. É o único no mundo!
Enquanto o VLT do Distrito Federal tem no máximo 8 quilômetros de extensão, para ligar o Aeroporto ao Shopping Pátio Brasil, no Plano Piloto, o VLT de Alagoas terá 50 quilômetros incluindo o trajeto até Mangabeiras. Uma beleza, sem dúvida.
Mas, como alguns sonhos se transformam em pesadelo, a bem da verdade devo informar que o VLT de Alagoas só vai circular mesmo depois da eleição.
É aí, caros internautas, que a mula manca. Ainda hoje tem gente na estação esperando o trem de Porto Real do Colégio – que vinha para Maceió depois da eleição e sumiu! Escafedeu-se!