O governador mineiro Aécio Neves será um dos homenageados pelo governador Téo Vilela com a Medalha da República, no próximo dia 15 de novembro.

O que Aécio fez por Alagoas não se sabe, mas poderá fazer muito pela República se levantar Minas Gerais contra a ditadura do PSDB da Avenida Paulista – que quer impor a candidatura de José Serra à presidência da República.

Aécio também quer ser candidato e pode abrir dissidência no PSDB; ele quer adicionar leite no café paulista – e Téo pode colocar – quem sabe? - o açúcar para adoçar a mistura. O presidente Lula está adorando e se aproximou de Aécio.

A aproximação de Lula com Aécio beneficia Téo Vilela – que está mais próximo do governador mineiro; entre a neve e subir serra, Téo prefere Aécio. Até porque, com Aécio não precisa do senador Renan Calheiros.

Em Alagoas, a eleição majoritária de 2010 pode ter a peculiaridade de o governador do PSDB ficar eqüidistante se o candidato do partido não for o governador mineiro.

Pensando bem, se o presidente Lula garantir que as obras financiadas pela União em Alagoas não sofrerão solução de continuidade; se garantir que o governo federal não vai atrapalhar o Estado, o melhor é o governador Téo Vilela deixar o Serra pra lá.

Que acham?