Um gerente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) está na corda-bamba e será demitido por ter sido colocado como suspeito de vazar o que só os incautos acreditaram: os trilhos e os dormentes festejados efusivamente não são para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) anunciado para Maceió.
Da parte do blogueiro, devo informar em defesa do servidor que não foi ele o informante do blog.
Mas, vamos aos fatos:
Brasília, a Capital Federal do País, terá o seu VLT. Todavia, a diferença entre o projeto do VLT de Brasília e o VLT de Maceió é maior que o diâmetro da Terra. Vejamos:
1) O projeto do VLT de Brasília foi assinado pelo governador José Roberto Arruda e o presidente francês, Sarkosi. O VLT é uma invenção da França – que detém a tecnologia.
2) A França só transfere tecnologia para que se produza o VLT no País contratante após a metade da entrega da encomenda. Ou seja: se foram adquiridas 24 unidades, as 12 primeiras unidades terão de ser fabricadas na França.
3) O VLT é na verdade um bonde e, nessa condição, sua área de circulação está restrita à parte urbana; não há VLT fazendo ligações interurbanas – o primeiro no mundo seria em Maceió, anunciado para ligar o município de Rio Largo até o Shopping Iguatemi.
4) O VLT utiliza dormentes de cimento armado; os dormentes que chegaram a Maceió e, que na verdade se destinam à CBTU, são de madeira.
5) A maior distância do VLT de Brasília é 8,5 quilômetros, para ligar o aeroporto ao Pátio Brasília - o shopping que fica estrategicamente situado próximo ao Setor Hoteleiro, no Plano Piloto. O VLT de Maceió terá (teria) 40 quilômetros – o que é inédito no mundo.
6) O VLT é um meio de transporte alternativo e não serve para substituir meio de transporte existente, como estão anunciando para Maceió.
7) Sendo um bonde moderno, o VLT é economicamente viável se for movido à energia elétrica.
Trocando em miúdos: Maceió é uma Capital poderosa, com peso maior que Brasília no contexto internacional, ou então, era 1º de abril. Tem alguém mentindo nessa história – ou seria estória de Trancoso?