Em ensaios fotográficos, modelos aparentam ter uma pele acetinada e com aspecto hidratado. O responsável por esse efeito costuma ser o iluminador, que contém difusores ópticos capazes de refletir e refratar a luz, além de criar um jogo de claro e escuro em contraste com o blush. Quando aplicado nas maçãs do rosto, ele levanta a expressão do olhar, elimina sinais de cansaço e ressalta a parte maquiada. O maquiador Fernando Torquatto, responsável pela caracterização de parte dos personagens das novelas da TV Globo, conta outros benefícios do iluminador: “Além do efeito perolado, ele dá um ar sofisticado a quem usa e um efeito mais hidratado à pele. Esse jogo de reflexão de luz disfarça manchinhas e até celulite e estrias, em pequena quantidade.”
Ao aplicar o produto no corpo, é preciso tomar o cuidado de deixá-lo secar bem, para evitar sujar a roupa. Também é importante saber quais pontos devem ser iluminados. “Para o corpo, é bacana usar o iluminador em creme. Se ele secar fácil, pode ser aplicado com as mãos, como se fosse um hidratante. Caso contrário, é melhor se vestir primeiro e aplicá-lo só nas partes expostas. O iluminador em pó também é bom, mas é mais fácil de ele cair na roupa. Com um pincel de blush, deve ser aplicado no ossinho da saboneteira e nos ombros.“, ensina Torquatto. O lado bom do iluminador em pó é que ele tem fixação melhor e combina com todos os tipos de pele.
O consultor estratégico de maquiagem da O Boticário recomenda o iluminador Glam (R$36,50), que promete dar à pele um tom levemente bronzeado. O uso do iluminador também conquistou famosas como Alicia Keys, Corinne Bailey Rae, Blake Lively e Brooke Shields por deixar a pele com aspecto saudável em fotos. “Em ensaios fotográficos, combino as duas texturas: aplico uma camada fina do iluminador em creme e depois reforço os ossinhos com o em pó.“, diz o beauty stylist. Que tal testar em casa e ficar com a pele iluminada em questão de segundos? Só não deixe o hidratante de lado.