Quando os gregos começaram a usar o alfabeto para se comunicar, Sócrates reagiu indignado. Dizia que a juventude grega estava perdida, porque no lugar de dialogar estava acreditando em símbolos (letras) falsos.
Sócrates, que não lia nem escrevia, estava errado porque os gênios são seres humanos e o ser humano erra.
Fico pensando o que diria Sócrates, hoje, quando o alfabeto ficou na ponta dos dedos – em mim com o mínimo de dedos, pois sou dedógrafo – e a Internet transformou o receptor da informação em agente ativo?
Pois é; a explicação para revolução na comunicação promovida pela Internet passa por essa transformação radical, que elevou o agente passivo da informação para agente ativo – que pode interagir ato contínuo, como nunca se viu antes.
Dos veículos de comunicação de massa, só o rádio permite essa interação – mas, é necessário ao ouvinte usar outro meio de comunicação: o telefone. Com a Internet eliminou-se esse intermediário e a interação do agente receptor da notícia dá-se automaticamente no mesmo veículo, ou seja, o computador.
Simplesmente fantástico. Lembro-me do começo da década de 80, quando os saudosos Denis Agra e Freitas Neto trouxeram o jornalista Noênio Spindola, do Jornal do Brasil, para falar sobre o futuro da comunicação a partir do advento da Cibernética. Não esqueci o que disse o Noênio acerca da revolução na comunicação – que iria acontecer; vale ressaltar que a palestra do Noênio foi em 1982 e a Internet só chegou ao Brasil treze anos depois, em 1995!
A Internet deixou todos atônitos; os políticos em Brasília estão preocupados porque a eleição de 2010 é a primeira do País sob o advento da Internet, dos portais de notícias, da informação on line e, sobretudo, dos blogueiros – que substituem os colunistas tradicionais.
Mas, não são apenas os políticos que estão atônitos com a Internet; o próprio jornalista foi surpreendido com o novo mercado que surgiu e, principalmente, com o veículo que consegue juntar o jornal, o rádio e a televisão num simples click.
O amigo internauta concorda que a Internet pode fazer a diferença na eleição em 2010? Considere que em Alagoas já existem perto de 500 mi pessoas interligadas à rede mundial de computadores.