Na verdade, o secretário-adjunto Maurício Toledo, que agora é titular, já vinha decidindo muita coisa na Secretaria da Fazenda. E agia com consentimento da titular Fernanda Vilela, cujo pedido de demissão não mereceu a devida atenção da mídia.

A mídia optou por ficar com as cinco clássicas perguntas – quê, quem, onde, como e quando? – sem levar em conta que o público gostaria de saber por quê?

Por que a secretária Fernanda Vilela pediu para sair, depois de ter enfrentado a tempestade de críticas sobre nepotismo no começo do governo?

Pois é; por quê?

Existe a versão da ex-secretária, de que vai cuidar do escritório particular; existe a versão de que era contrária a retirada dos inativos e aposentados da folha de pagamento dos servidores ativos; e existe a versão de que a razão da saída é diretamente proporcional à razão que leva o senador João Tenório à reeleição.

O marido chegou ao Senado na carona da eleição do governador Téo Vilela, o titular da vaga de senador. Empresário bem-sucedido, Tenório está gostando do Senado e quer experimentar uma eleição na condição de titular. Não é fácil.

Sem assessoria que viesse trabalhando essa possibilidade há tempo, Tenório figura mal nas pesquisas; se a eleição fosse hoje perderia a vaga para a vereadora Heloísa Helena. Ocorre que se deu o fato novo: a candidatura do ex-superintendente da Polícia Federal, José Pinto de Luna.

Todos apostam que Luna fará estrago no nicho eleitoral de Heloísa Helena – e estão certos; só não se sabe se o estrago será suficiente para eleger João Tenório. Os magos da campanha de Tenório afirmam que Luna vai rachar o eleitorado de Heloísa – que está na classe média.

Resta a classe pobre – que vota com a barriga; e a classe rica – que vota com a cabeça e ajuda os semelhantes. Dizem que a saída da secretária Fernanda Vilela foi para se prevenir dos linguarudos e evitar os inoportunos.

Uma coisa é certa: a ex-secretária colocou as contas do Estado em dia e deixou o irmão-governador Téo Vilela com pólvora para gastar na luta pela reeleição. 

O amigo internauta o que acha? A secretária Fernanda Vilela saiu por quê?