Antes de tudo quero parabenizar o jornalista Miguel Torres, um dos comentarias esportivos da nova geração de talentos, pela isenção e profissionalismo ao informar pela Rádio O Jornal os maus-tratos contra os meninos do CSA – que estão disputando o campeonato sub-20.

Foi triste – e está sendo triste – mas é verdade; embarcaram os jogadores do CSA para a partida contra o Ipanema, em Santana do Ipanema, com fome. Serviram-lhes uma média fria com café semi-gelado em plena viagem – que durou mais de três horas até a cidade de Santana do Ipanema.

Os meninos entraram em campo com a promessa de que, após a partida, iriam jantar em Palmeira dos Índios – cidade distante 100 quilômetros de Santana do Ipanema, e isto durante a viagem de retorno a Maceió. Disseram que não tinham dinheiro para o almoço.

Resignados tais quais flagelados, os meninos do sub-20 do CSA mesmo famintos foram para cima do Ipanema e chegaram a estar vencendo por 2 a zero, mas a fome foi maior e terminaram o jogo perdendo por 3 a 2.

Um informante do blog disse que um dos jogadores passou mal – e era fome. Esperei que a mídia explorasse o caso e, confesso, não sei nem entendo o motivo de ninguém ter tocado mais no assunto – apesar da gravidade.

O CSA é o único time de futebol do mundo que tem renda mensal fixa mesmo sem jogar. Trata-se dos royalties que a Braskem paga ao clube pela exploração das minas de sal-gema no Mutante – que em 1997 correspondia a 15 mil reais. E hoje, quanto é?

Mingúem sabe, ninguém presta contas, e o CSA não tem dinheiro sequer para pagar o almoço dos meninos de base.

Diante de tudo o que se passa no CSA, uma coisa é certa: é irresponsabilidade do governo liberar ajuda para o clube, sem antes se realizar uma rigorosa auditoria. Pode-se dizer que, sem a ajuda do Estado, o CSA não sobrevive.

Pois que morra. Este CSA que está aí não interessa, porque tem um ralo por onde escorre todo o dinheiro que chega ao clube. Ou tapam o ralo ou continuarão dando galinha à raposa – e matando os jogadores de fome. E os torcedores de raiva.

Um novo CSA ressurgirá, mas isto só e somente só quando prenderam hermeticamente a raposa e taparem o ralo.