A polícia prendeu ontem, no município de Aperibé, Norte do estado, Maximiliano Rocha da Conceição, 33 anos, apontado como assassino do secretário municipal de Indústria e Comércio de Aperibé, Valdemar Linhares Duarte, morto em 25 de junho. Segundo a polícia, ele confessou que, na verdade, seu alvo era o coronel da Reserva da Polícia Militar Josias Quintal, ex-secretário de Segurança do Estado do Rio durante o governo de Anthony Garotinho. No dia do crime, a vítima havia saído de reunião com Josias na Fazenda Pedra Lisa e dirigia caminhonete prata semelhante à do coronel.

O assassino confessou sua participação no crime e apontou um político conhecido na cidade como mandante da morte de Josias Quintal. No atentado, acabou sendo morto um inocente. A polícia suspeita de que o plano para executar Josias Quintal tem motivação política, já que o coronel foi candidato a vice-prefeito de Santo Antônio de Pádua pelo PSB, na chapa da candidata a prefeita Maria Dib, do PP.

Na mesma semana em que ocorreu a morte do secretário, outro político, o vereador Efer Soares de Souza, o Efinho do Escritório, do PFL, foi assassinado em seu sítio, na localidade de Dois Rios. O criminoso é um homem que invadiu o sítio, usando um capuz, por isso não foi identificado. Na ocasião em que mataram Waldemar Duarte, o próprio coronel Josias Quintal chegou a declarar, por meio da imprensa, que suspeitava de que quem matou o secretário, na verdade, queria matar a ele. “Ele era meu amigo e morreu por engano”, disse, à época, Josias Quintal, referindo-se ao secretário.

POLÍCIA PROCURA MANDANTE

O acusado foi ouvido durante a manhã de ontem pelos delegados Márcio Caldas, da Delegacia de Homicídios da Baixada, e Carlos de Oliveira, sub-chefe de polícia operacional. Os policiais estão procurando o político apontado como mandante e outras pessoas supostamente envolvidas, citadas por Maximiliano durante o seu depoimento aos delegados, para prosseguir com as investigações do assassinato.

Procurado, Josias Quintal não foi encontrado para falar sobre o assunto.