Alfredo Gaspar descarta possibilidade de concorrer à Prefeitura de Maceió

25/11/2015 06:24 - Geral
Por Davi Soares
Image

No comando de uma política de segurança pública que demonstrou eficácia para a redução dos números oficiais de crimes violentos letais e intencionais (CVLIs) no estado mais violento do Brasil, o promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto foi elevado pela base partidária de apoio ao governador Renan Filho (PMDB) a “pré-candidato dos sonhos” à sucessão do prefeito Rui Palmeira (PSDB), na capital alagoana. Sem filiação partidária, mas ainda com possibilidades, na legislação eleitoral, para ingressar em um partido e se habilitar para as eleições de 2016, Alfredo Gaspar pôs uma pá de cal nas especulações que surgem dos corredores do Palácio República dos Palmares.

O secretário que reduziu a média oficial da violência, de 6 mortos por dia pelo crime para 4,8, garante não haver chances de abandonar o trabalho de combate à criminalidade para disputar a eleição municipal.

Questionado sobre o desejo de boa parte da base governista de que sua candidatura salve a falta de opções do grupo comandado pelo PMDB, o titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública foi contundente, ao afirmar que não vai realizar nenhum sonho político alheio. E ainda alertou que tal especulação atrapalha o trabalho que ainda tem a realizar.

“Eu acho isso uma grande tolice, porque ninguém nunca discutiu comigo esse assunto. E a missão mais importante que recebi da minha via e a que estou me orgulhando muito é ser secretário de segurança. Se outras pessoas têm sonhos políticos, meu sonho é que um dia eu olhe para trás e diga: ‘Passei na Segurança Pública, tivemos uma união grande, contamos com o apoio do governador e vidas foram salvas’. Digo isso sem hipocrisia e com verdade. Meu mundo, hoje, é a segurança pública. Não tenho projeto de poder. Se alguém lembrou do meu nome, eu agradeço o carinho, mas a minha missão é na Secretaria de Segurança. Acho até que esse tipo de conversa atrapalha o objetivo. Porque o objetivo principal é esse: cuidar da Segurança Pública”, respondeu Alfredo Gaspar.

Clique abaixo e ouça a resposta do secretário:

Desempenho

Com atuação fortemente repressiva, com ampliação da ostensividade da Polícia Militar e da resolutividade investigativa da Polícia Civil, a política conduzida por Alfredo Gaspar já reduziu, até outubro deste ano, 336 mortes criminosas em Alagoas, com relação ao mesmo período de 2014. Um feito que superou inclusive as próprias metas estabelecidas pelo atual governo. Apesar do avanço inédito, o secretário reluta em comemorar, apesar de admitir estar feliz com o fato de vidas de alagoanos terem sido poupadas.

“O governador me orientou a não comemorar números, que os números ainda estão muito altos. Porque se mata muito por pouco, mas estamos empenhados; empenhados de verdade a não permitir a impunidade com investigação eficiente e a trabalhar, com ostensividade e inteligência, para que esses números continuem a cair. E que, numa geração próxima a gente possa olhar para trás e dizer que conseguimos estabelecer um patamar aceitável. No momento, não estamos satisfeitos, mas estamos felizes. Seria uma hipocrisia dizer que não estamos felizes. Estamos felizes porque os números estão em queda. Imagine se fosse em ascendência. Vários estados do Brasil estão em números ascendentes”, comentou, ao ser entrevistado pelo Blog e pela jornalista Gilca Cinara, na tarde da última terça-feira (24).

Aos estrategistas da base de Renan Filho, restou a certeza de que deverão suspender a abordagem programada para convencer Alfredo Gaspar a ser jogado aos leões da disputa eleitoral. Em uma coisa o secretário está coberto de razão. A movimentação de bastidores para construir sua candidatura é uma grande tolice até mesmo para a aprovação do governo de Renan Filho, que tem sido avaliado como positivo quase unicamente pelo desempenho do combate à criminalidade.

Sendo assim, não resta mais munição para o tiro no pé.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..