Sete políticos alagoanos são excluídos do Prêmio Congresso em Foco

25/08/2015 16:35 - Geral
Por Davi Soares
Image

Sempre criticado por buscar os holofotes da mídia, seja pela natural atividade parlamentar ou pelas estratégias de marketing político, o deputado federal João Henrique Caldas (SDD) lançou-se em uma campanha para ser eleito entre os 20 melhores deputados do ano, do Prêmio Congresso em Foco. Por meio do aplicativo de rede social WhatsApp, JHC tem enviado mensagens enumerando “motivos” para conquistar o voto no concurso promovido pelo mais respeitado portal de Jornalismo Político do País, que também elege 10 melhores senadores do ano.

Se o deputado novato no Congresso Nacional anda animado com a disputa, outros sete parlamentares alagoanos sequer terão a oportunidade de serem lembrados. O motivo? Todos os demais concorrentes somente se tornaram aptos a disputar o Prêmio Congresso em Foco ao cumprir a exigência de não responder a ações penais ou inquéritos em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

Por este critério – único item do regulamento capaz de excluir parlamentares da lista de votação –, ficaram de fora da lista todos os senadores alagoanos, Fernando Collor (PTB), Benedito de Lira (PP) e Renan Calheiros (PMDB), e os deputados federais Arthur Lira (PP), Marx Beltrão (PMDB), Ronaldo Lessa (PDT) e Maurício Quintella (PR).

Segundo o Congresso em Foco, "um dos principais objetivos do prêmio é realçar o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato". Além de valorizar os bons exemplos; incentivar os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera e sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da representação política é possível. A votação na internet, que apresenta um resumo do desempenho e assiduidade dos parlamentares, também estimula população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos.

Além do impedimento dos demais deputados alagoanos de ingressarem na disputa, é de carregada simbologia a exclusão do veterano senador Biu de Lira, do ex-governador Ronaldo Lessa, do ex-presidente Collor e do alagoano que preside o Senado, Renan Calheiros. Entre os excluídos, somente Lessa, Beltrão e Quintella não estão relacionados entre os investigados pela suposta relação com o esquema do petrolão.

Veja os únicos aptos na disputa pelo reconhecimento da atuação parlamentar:

Campanha virtual

A mensagem enviada pelo número pessoal do deputado JHC avisa: “Galera, JHC está concorrendo ao prêmio dos melhores parlamentares do país realizado pelo Congresso em Foco”. E argumenta: “Chegou a hora de mostrarmos que também existem políticos bons aqui em Alagoas”, antes de indicar o link para votar.

Uma imagem de JHC sozinho no plenário no dia em que somente ele teria ido à sessão ilustra o panfleto eletrônico eleitoral. Mas a ficha do candidato mostra que ninguém é perfeito, ao expor que sua assiduidade nos debates da Câmara Federal foi de 92%, desde sua posse, em fevereiro.

Veja o convite:

Quer avaliar seus parlamentares? vote no endereço: www.premiocongressoemfoco.com.br

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..