Chuva provoca deslizamento de barreiras, cheia de rios e desabamentos em Alagoas

04/07/2015 16:28 - Maceió
Por Karine Amorim
Image

Alagamento de ruas, deslizamento de barreiras, desabamento de estrutura física de prédio e queda de árvores são alguns dos transtornos vividos pelos alagoanos nesse sábado (04) chuvoso. Desde as primeiras horas, pelo menos quatro árvores caíram, parte da antiga Secretaria de Educação desabou, ruas ficaram alagadas, a estrutura metálica de um posto de combustíveis caiu e rios ameaçam transbordar. A previsão é de mais chuva nesse domingo (05).

Nas primeiras horas da manhã, a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) registrou deslizamentos de barreiras no bairro da Cambona e na Gruta de Lourdes. Também há casos de queda de árvores no Tabuleiro do Martins, Avenida Guaxuma, no Benedito Bentes, e nas proximidades do Guaxuma.

De acordo com a coordenadora de Atenção Social da Comdec, Joana Borba, as ocorrências estão sendo frequentes. “Entre as ocorrências, já registramos queda de árvores, alagamentos, e deslizamentos. As mais graves foram um deslizamento de barreiras por volta das 07h da manhã, no bairro da Cambona, e o desabamento do antigo prédio da Secretaria Estadual de Educação, mas estamos trabalhando e tomando as medidas cabíveis”, explicou a coordenadora.

No Centro de Maceió, parte da estrutura da antiga sede da Secretaria de Educação desabou. Feirantes que trabalhavam ao lado do prédio foram orientados pelo Corpo de Bombeiros a deixarem o local.

“Existe um risco iminente de desabamento no local. O teto do prédio desabou completamente e existe uma laje fazendo pressão no muro que dá acesso ao local em que os comerciantes estão instalados. Por este motivo, pedimos que os comerciantes saíssem da área para que suas vidas não estejam em perigo”, disse o capitão do Corpo de Bombeiro, Luiz Diego.

No bairro do Pinheiro, nas proximidades do QG Farol, o teto de um posto de combustível caiu. Alguns veículos que estavam no local foram danificados. Ninguém ficou ferido.

Com as chuvas, ruas ficaram alagadas, a exemplo da Rua Cabo Reis, no Trapiche da Barra, da Rua Ricardo César, no Pinheiro, e no Bom Parto. Veja o vídeo feito pelo internauta Klau Lins, na Rua Cabo Reis.

As chuvas também provocaram o aumento no nível das bacias dos rios Camaragibe e Santo Antônio e do Rio Jacuípe. Todos estão recebendo atenção dos órgãos de Proteção e Defesa Civil. O nível de elevação no Rio Jacuípe está em 3,10 e continua subindo. Com a continuidade das chuvas, existe a possibilidade de transbordo da calha do rio, segundo informou a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Leia mais: Aumento no nível de rios preocupa e faz lembrar enchentes de 2010

Orientações

A Defesa Civil alerta aos moradores de áreas consideradas de risco que deixem o local e procurem um abrigo seguro até que as chuvas deem uma trégua.

Para quem vai dirigir, a recomendação aos condutores é que trafeguem com velocidade reduzida e atenção redobrada. A SMTT recomenda manter uma distância segura com o veículo da frente para evitar colisões, conservar as palhetas para uso do limpador de pára-brisa e manter o farol baixo do automóvel sempre ligado.

Atenção!

Em caso de risco ou ameaça por conta das chuvas, o cidadão maceioense pode ligar para o Corpo de Bombeiros (193), para que a Defesa Civil de Maceió seja acionada ou diretamente para os telefones 0800 030 62 05, 3315-1437 ou 98884-2020, esse último ligado 24h por dia.

O CadaMinuto selecionou algumas fotos deste dia chuvoso.

Alagamentos em bairros de Maceió

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..