Junqueiro: o nome que vai enfrentar família Pereira na disputa pela prefeitura

01/07/2015 09:28 - Kleverson Levy
Por Por Kléverson Levy
Image

Considerada uma liderança forte em Junqueiro, a atual secretária adjunta de Esportes do Estado de Alagoas, Morgana Tavares (PMDB), é o  nome certo para disputar o pleito do próximo ano no município.  

A secretária tem trilhado o caminho para chegar na prefeitura junqueirense e devolver à família o comando da cidade. Morgana é filha do ex-prefeito Raimundo Tavares e neta do ex-governador de Alagoas, José Tavares. 

Ela - há anos -  realiza um trabalho político com lideranças local que ganhou destaque e admiração da população. A jovem também faz parte do time da Juventude do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (JPMDB). Em Junqueiro, a 'briga' política se resume nas duas famílias tradicionais: os Pereira e Tavares.  

O pai de Morgana, Raimundo Tavares, foi prefeito de 2005 até 2008. Quando foi para reeleição, em 2008, perdeu nas urnas para o atual prefeito da cidade, Fernando Pereira (DEM), que depois foi reeleito em 2012.  

Porém, desde a década de 90 que a família Pereira acumulou maioria das vitórias nas eleições: 1996 e 2000 (João José Pereira) e 2008 e 2012 (Fernando Pereira). 2004 foi a única vez que a família Tavares venceu o pleito ao derrotar Pedro Henrique de Jesus Pereira, o Peu Pereira (PSDB), que é o atual gestor de Teotônio Vilela.   

Pleito de 2014 

Segundo os analistas políticos, Morgana Tavares surge como a nova "mudança" em 2016 com chances de acabar com o poderio da família Pereira. A análise, ainda de acordo com os especialistas, pode se ter com o resultado do pleito de 2014 ao governo do Estado.  

Sem mandato, a família Tavares conseguiu para o governador Renan Filho (PMDB) - maior aliado da eleição - exatos 4.993 votos (43, 99% ) contra 5.996 (53,47%) do senador Benedito de Lira (PP), candidato e tio da família Pereira.  Uma diferença de 1.003 eleitores. 

Entretanto, o prefeito Fernando Pereira foi vitorioso - em 2014 - ao conseguir o primeiro lugar da votação para a irmã e deputada estadual, Jó Pereira - DEM (5.463 votos - 46, 32%), e o primo e deputado federal, Arthur Lira - PP (4.527 -40,63%).  

Morgana Tavares já é pré-candidata ao cargo de prefeita de Junqueiro. Resta saber quem será o indicado de Fernando Pereira que, segundo fontes do blog, poderá lançar um parente, assim como fez o irmão e ex-deputado estadual Joãozinho Pereira, em 2008, ao colocar Peu Pereira lá em Teotônio Vilela.  

Redes Sociais: Kleversonlevy 

Email: kleversonlevy@gmail.com

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..