Renan irá escolher entre um alagoano, um pernambucano e um baiano para o TC

26/05/2015 11:26 - Voney Malta
Por Voney Malta

Pela primeira vez na história do Tribunal de Contas de Alagoas uma das sete vagas de conselheiro será preenchida por um membro do MP de Contas. E olha que por lá já passaram nomes como Murillo Mendes, Humberto Gomes, Lauro Farias, Clayton Sampaio, entre outros

Bom, na vaga aberta com a aposentadoria de Luiz Eustáquio Toledo, os procuradores de Contas Rodrigo Siqueira, Ênio Pimenta e Gustavo Santos formam a listra tríplice que será enviada ao governador Renan Filho, a quem caberá nomear, por livre escolha. Só os três têm os requisitos por conta da idade de 35 anos.

Em comum, os três assumiram os cargos através de concurso e são muito bem avaliados tecnicamente, mas só um deles poderá ser escolhido. O governador Renan Calheiros irá nomear um jovem. E todos são competentes. No entanto, entre os postulantes há uma sutil diferença que deve ser usada como critério pelo governador.

Algum leitor deste espaço pode até achar provincianismo o que vou escrever, mas peço permissão para discordar. Rodrigo é alagoano. Gustavo é pernambucano e Ênio é baiano. Se essa disputa fosse na Bahia ou em Pernambuco, se ACM, Miguel Arraes ou Eduardo Campos estivessem vivos e governando os seus estados nomeariam um alagoano?

 Claro que não nomeariam. Assim como os atuais governantes, Rui Costa (PT) e Paulo Câmara (PSB), respectivamente da Bahia e de Pernambuco, também não nomeariam. Desculpem o procurador baiano e o pernambucano, mas os governantes citados acima agiriam de forma correta.

Aliás, não conheço nenhum dos postulantes ao cargo de conselheiro, quero deixar registrado. Não tenho nada contra nenhum deles. Gosto muito de frevo, e suporto axé. Adoro futebol. Já vi muitos jogos em Recife e nunca na Bahia. No entanto, ainda prefiro ver pelejas entre CSA, CRB, ASA e qualquer outro time alagoano.

Da era dos grandes políticos alagoanos, Afrânio Lages, Suruagy, Guilherme Palmeira, Teobaldo Barbosa, José Tavares, Collor, Moacir Andrade, GB, Mano, por exemplo, não restou no TC nenhum dos indicados por eles. A saída de Luiz Eustáquio fecha uma era. Todos os atuais conselheiros foram nomeados pelos ex-governadores Ronaldo Lessa e Téo Vilela.

E pela idade dos atuais membros do TC, a nomeação que agora cabe a Renan Filho deverá ser a única do seu governo, salvo incidentes ou escolhas de vida particulares. Caso a reforma política não altere a questão da reeleição e Renan seja reeleito, Otávio Lessa, o de maior idade, terá 63 anos daqui a oito anos, portanto, ainda longe da aposentadoria compulsória aos 70 anos que, certamente, será estendida para 75 graças a PEC da bengala.

Esse abacaxi está, essa escolha está, nas mãos certas, claro, que são as do governador. É dele o dever de nomear um alagoano. É só perguntar a qualquer um, em qualquer lugar nas Alagoas.

O que gosto mesmo, de verdade, agora vou revelar, é de bumba meu boi e coco de roda.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..