Lula é investigado por tráfico de influência

20/05/2015 08:20 - Geral
Por Eliane Aquino
Image

O ex-presidente Lula está sendo investigado pela Procuradoria da República do Distrito Federal por suposto tráfico de influência.

Ele tem exatamente 15 dias, a contar de ontem, para prestar esclarecimentos sobre suas relações com a construtora Odebrecht, em especial acerca das viagens que fez, bancadas pela empreiteira, a países da América Latina e da África.

As suspeitas da procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar são de que o petista, entre 2011 e 2014, tenha praticado tráfico de influência em favor da empresa.

Para a procuradora, é preciso apurar ainda a atuação de Lula na concessão de empréstimos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o contexto em que o petista viajou, à custa de outras empresas, para negociar contratos.

No pedido em que reúne informações para apurar se Lula cometeu tráfico de influência, o Ministério Público cita diversas menções de que o petista viajou com recursos da Odebrecht em busca de contratos no exterior.

Em um dos casos, a empreiteira teria desembolsado 435.000 reais, por meio da DAG Construtora, para pagar um voo fretado para que Lula fizesse suas transações em Cuba e na República Dominicana.

"Considerando que as obras [da Odebrecht] são custeadas, em parte, direta ou indiretamente, por recursos do BNDES, caso se comprove que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva também buscou interferir em atos praticados pelo presidente do mencionado banco (Luciano Coutinho), poder-se-á, em tese, configurar o tipo penal do art. 332 do Código Penal [tráfico de influência]", analisa a procuradora.

O Ministério Público quer saber também a versão da Odebrecht, empresa citada por delatores da Operação Lava Jato como um das integrantes do Clube do Bilhão, cartel de construtoras que fraudava obras na Petrobras e distribuía propina a políticos.

No PT, cada qual com seu dever de casa.

(Com informações da Veja)

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..