Em carta a Temer, Renan diz que não quer cargos no governo

06/05/2015 07:15 - Geral
Por Blog do Bernardino
Image

Brasilia,6 urgente - O presidente do Senado, Renan Calheiros, assegurou nesta terça-feira que não quer indicar qualquer nome para cargos no Executivo. Ele fez a comunicação formalmente em uma carta enviada ao vice-presidente da República, Michel Temer, com quem trocou declarações exaltadas na semana passada.

Renan já tinha dito ao coordenador da bancada federal, deputado Ronaldo Lessa(PDT) que estaria fora da indicação dos cargos federais em Alagoas.

"Transmito a Vossa Excelência - o que já fiz à presidente da República - que qualquer indicação para cargos do Executivo, atribuídas a mim, deve ser descartada", disse Renan no texto. A postura sinaliza um afastamento definitivo entre o peemedebista e o governo.

Na quinta-feira passada, Renan afirmou que é "ridículo" que a presidente da República não tenha feito o tradicional pronunciamento de 1º de Maio na televisão e disse que o PMDB não pode se comportar com um "coordenador de RH", que distribui cargos. Em seguida, em uma atitude rara, Temer emitiu uma nota em que pede "respeito institucional" e afirma que "o país precisa de políticos à altura dos desafios que hão de ser enfrentados". Nesta segunda-feira, Temer baixou o tom e elogiou o presidente do Senado.

Na carta enviada nesta terça, o presidente não se retrata, mas dá por encerrado o entrevero com Temer. "Não pretendo rebater a nota de Vossa Excelência para não promover escalada retórica incompatível com nossa função institucional", disse ele no texto.

Renan encerra a carta com um tom ameno: "Reitero meu desejo de que Vossa Excelência, em um momento grave do país, desempenhe suas atribuições de coordenador político com êxito e me ponho à disposição para apoiar iniciativas que engrandeçam a missão que desempenhamos".

O presidente do Senado tem entrado em colisão com o governo nas últimas semanas, apesar de ter chegado ao cargo com o apoio do PT. Uma das razões para o afastamento seria o tratamento que a Dilma tenha dado ao Renan na indicação de cargos para o Executivo: Sérgio Machado, indicado por ele, deixou a presidência da Transpetro por causa da investigação da Lava Jato. Além disso, a presidente Dilma Rousseff retirou do Ministério do Turismo outro nome de Renan: Vinícius Lage, que abriu espaço para Henrique Eduardo Alves.

acesse twitter@Bsoutomaior

E-mail Bernardinosm01@hotmail.com

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..