Heloísa Helena decidiu que não disputará mais eleições, em definitivo

29/04/2015 08:50 - Geral
Por Davi Soares
Image

A ex-senadora e vereadora de Maceió, Heloísa Helena, que está afastada "amigavelmente" do PSOL, já decidiu que seu futuro político não passará por novas disputas eleitorais. Depois de sinalizar em diversas ocasiões para uma saída do que ela costuma chamar de “serpentário político”, a vereadora tomou a decisão, segundo ela definitiva, de não concorrer a cargos públicos em eleições. Se for assim, em 2016, mais de 20 mil votos conscientes ficarão à deriva no cenário político da capital alagoana, diante da ausência de um nome com perfil político e ideológico semelhante ao da ex-senadora.

Heloísa não fez nenhum alarde sobre a decisão, porque tem avaliado que a notícia poderia atrapalhar os projetos que ainda lhe restam para ser cumpridos em seu mandato na Câmara de Maceió. Mas tem garantido a pessoas mais próximas que não apenas seguirá a carreira política até o final do mandato, mas manterá a militância dentro do novo partido que tenta criar com a ex-senadora Marina Silva, a Rede.

A vereadora não disputará a reeleição, muito menos a Prefeitura de Maceió. E o vácuo político parece não ter sido resultado apenas das decepções com as derrotas para o senador Fernando Collor (PTB), em 2014, e para Benedito de Lira (PP) e Renan Calheiros (PMDB), em 2010. A resistência de Heloísa em dar aos seus dois mandatos de vereadora o mesmo perfil protagonista que teve quando oposicionista, no Congresso Nacional, contribuiu bastante com os últimos resultados nas urnas.

Além disso, a vereadora resiste à profissionalização de suas campanhas, se negando a usar o marketing político - que não precisa mentir para ser eficiente. E é avessa ao contato com os meios de comunicação, apesar da abertura que a tecnologia e a internet possibilitaram à interação com as multidões digitais.

Indício deste efeito é que Heloísa Helena foi eleita em 2008 com 29.516 votos para vereadora em Maceió e reeleita com cerca de 10 mil votos a menos, em 2012, registrando 19.216 votos. Para senadora, em 2010, Heloísa perdeu a eleição registrando 166.195 votos em Maceió. E obteve 140.073 votos na capital alagoana, ao perder a disputa pelo Senado pela segunda vez, em outubro do ano passado.

Há um ano, Heloísa Helena respondeu de seguinte forma, ao ser abordada pelo Blog, sobre a possibilidade de recuo, diante das dificuldades impostas pela disputa pelo Senado: "Se a pessoa tem um helicóptero e um exército de mercenários, faz seis municípios num dia, tem dez vezes mais tempo de televisão do que eu, com marqueteiro comprado com o dinheiro roubado e se isso consegue convencer as pessoas, o que vou fazer? Tenho que entender. Não recuarei de jeito nenhum".

"Nada de especial"

O Blog abordou a vereadora por meio de seu contato no Whatsapp, informando que tomou conhecimento de sua decisão por meio de uma fonte - bem próxima a ela - e a resposta foi a seguinte: "Fontes??? Eita... já tô imaginando o tanto de especulação... o quê tem de tão especial nisso? Sinceramente..."

A vereadora parece não ter compreendido que a abordagem jornalística era uma oportunidade de ela falar e evitar, assim, qualquer especulação. Mas há de se concordar que o tema realmente não deveria ter nada de especial, a não ser pelo fato de este ser um assunto de interesse público, que pode servir para informar à população do município que a ex-senadora representa e aos seus milhares de eleitores em Maceió em Alagoas. Mas, é compreensível a reação da vereadora, pela sua postura política de sempre, onde a melhor defesa sempre parece ter sido o ataque e a ironia, mesmo que tenha sido em defesa, quase sempre, dos interesses da sociedade.

Pela discrição de Heloísa Helena, tal desistência da política eleitoral "definitiva" não se parece em nada com alguma jogada de marketing para sensibilizar o eleitor e surpreendê-lo com um recuo estratégico da decisão. Mas somente o dinâmico rumo da história irá apresentar os motivos e explicações que a vereadora se recusa, no momento, a oferecer para os alagoanos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..