Rui evita comentar pesquisa divulgada: “eleição ainda está longe. Temos que trabalhar”

23/04/2015 10:19 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Durante um evento na manhã de hoje, dia 23, o prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB) evitou comentar a recente pesquisa de opinião pública que avaliou sua gestão e fez um prognóstico sobre o cenário eleitoral.

O resultado não foi tido como favorável ao prefeito de Maceió. Rui Palmeira – como já comentei aqui – se prepara para enfrentar o calendário do processo eleitoral. A tendência é que as articulações já iniciem no segundo semestre deste ano, apesar do processo eleitoral ser apenas em 2016.

A pesquisa de opinião pública foi realizada pelo Ibrape e ouviu pessoas em 97 bairros de Maceió entre os dias 4 e 5 deste mês. Foram dois mil entrevistados e a margem de erro – conforme o Instituto – é de 3% para mais ou para menos. Os dados referentes a Rui Palmeira, conforme publicação do jornalista Volney Malta, traz uma rejeição ao seu governo de 47% (a soma dos que acham a gestão ruim (17%) com os que acham péssima (30%).

Detalhando a pesquisa em relação à avaliação da gestão de Rui Palmeira se chega aos seguintes números: 2% consideram ótima, 19% afirmam ser uma boa gestão e 31% vê como regular. Quando a pergunta é aprovar ou desaprovar, o índice é o seguinte: 38% de aprovação e 57% de desaprovação.

O prefeito – em entrevista – não demonstrou preocupação com estes números. Disse que o momento é de pensar em seguir com a administração e com os trabalhos da gestão.

Ao que tudo indica, o possível principal rival de Rui Palmeira será o deputado federal e ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PRTB). Um número que deve animar o parlamentar: apesar de 75% dos entrevistados não saberem ou não opinarem em quem votariam se as eleições fossem hoje, numa pesquisa espontânea Almeida ainda tem um índice de 10,5% de intenções de voto. Rui Palmeira ficou com 7,8%. Numa margem de erro de três pontos percentuais é possível enxergar uma disputa acirrada e até um possível empate técnico.

Em uma das simulações – com menos candidato – Almeida alcançou 25% das intenções e Rui Palmeira ficou com 15%. “Ainda é muito cedo para qualquer avaliação de cenário. Ainda estamos longe do tempo da eleição. Nós temos que trabalhar e é isto que estamos fazendo nas ruas, dando ordem de serviço de obras importantes. Estamos trabalhando e eleição é só no ano que vem”, frisou Rui Palmeira ao comentar os números. 

Estou no twitter: @lulavilar

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..