PR pode abrir portas do governo Dilma para ex-tucano Marco Fireman

22/04/2015 06:29 - Geral
Por Davi Soares
Image

Relegado a último plano pelo ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) na eleição de 2014, o ex-secretário de Infraestrutura de Alagoas, Marco Fireman, desfiliou-se e entregou a presidência do Diretório do PSDB em Maceió. No intervalo entre o último ano do governo tucano e a última semana, Fireman foi do céu ao purgatório em duas ocasiões, não apenas quando teve frustrada sua candidatura ao governo de Alagoas; mas também quando viu ser negada pela presidente Dilma Rousseff sua indicação para o Ministério da Integração Nacional, feita pelo deputado federal Givaldo Carimbão (PROS), em maio de 2014.

Agora, quando está bem perto de ingressar no Partido da República (PR), Fireman reinicia a caminhada de volta ao poder público, com chances de ocupação de um cargo na estrutura do governo petista da presidente Dilma Rousseff. Mas o presidente do PR em Alagoas, deputado federal Maurício Quintella, não quer repetir os erros de Carimbão e expor o ex-militante tucano a desgastes como os do ano passado, quando foi pivô de uma confusão interna do PROS.

Quintella adiantou para o blog que a conversa que teve com Fireman, na última semana, em Brasília, foi feita no campo do entendimento político. Mas apesar de ter confirmado a abordagem sobre cargos no governo federal com o “pretendente” de seu partido, o presidente do PR em Alagoas tratou o tema com bastante cautela.

“Marco Fireman é um grande quadro e não gosto de antecipar as coisas. Conversei com Marco e disse a ele que se eu tivesse qualquer possibilidade de ampliação de espaço... Fiz uma consulta a ele para ver se ele toparia ir para Brasília, ou assumir alguma coisa aqui. E ele está aberto. Mas não há nada em concreto ainda. Qualquer espaço que eu tenha na área em que ele atua, será dele. Abri as portas para ele avaliar o PR. Ele é um cara que tem projeção política, foi um grande secretário na área de infraestrutura e tem condições de assumir em qualquer espaço. Mas a vinda dele não passa por aí. A gente está conversando politicamente. E estamos trabalhando para trazê-lo”, afirmou Maurício Quintella.

“Tudo é possível”

Ao atender o contato telefônico feito pelo Blog, Fireman confirmou o convite de Quintella. Mas falou que não há definição sobre o ingresso no PR ou o convite para assumir alguma missão no governo do PT. E quando questionado sobre sua disposição em disputar as próximas eleições, acenou positivamente, porém, como bastante cautela.

“A possibilidade de disputar eleição existe. Quem quer militar na política tem que pensar nessa possibilidade. Mas é uma coisa que tem que ser trabalhada. Não depende só da vontade. Tudo é possível na política”, disse o ex-presidente do PSDB em Maceió.

Já há especulações de que Fireman poderia disputar a Prefeitura de Maceió contra a reeleição do prefeito tucano Rui Palmeira. Mas Quintella reafirma a aliança do PR com o PSDB em Maceió. Só adianta que em Arapiraca, tende a ser oposição à prefeita Célia Rocha (PTB) em 2016.

Sobre as perspectivas de ampliação do tamanho do PR para além de Fireman, Maurício Quintella diz que espera pelo resultado das mudanças de regras da Reforma Política em debate no Congresso.

“Temos dez prefeitos que nos apoiaram na reeleição para deputado e estão insatisfeitos em seus partidos. Nenhum é do PR e continuam presos à regra que cobra a fidelidade partidária. Não se sabe se haverá janelas para mudança de partido após a reforma política”, concluiu Quintella.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..