Hiper Bompreço da Gruta é interditado por crime ambiental

22/04/2015 08:04 - Maceió
Por Karine Amorim - colaboradora
Image

Atualizada às 8h45

O Hiper Bompreço, no bairro da Gruta, foi interditado na manhã desta quarta-feira (22), durante operação da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). O hipermercado praticava crime ambiental ao apresentar problemas na estação de esgoto e lançar de forma irregular dejetos em uma Área de Proteção Permanente (APP).

De acordo com a Sempma, o sistema de tratamento de esgoto da empresa apresentava problemas em sua estação de tratamento desde o ano de 2008 e lançava dejetos em um condomínio localizado por trás do estabelecimento.

“Inicialmente, a denúncia de que os dejetos estavam sendo lançados de forma irregular foi realizada ao órgão de fiscalização por moradores do bairro. Após monitoramento, foram constatadas as irregularidades e o Hiper foi interditado por fiscais da Sempma”, destacou a Sempma.

O Hiper Bompreço já havia sido autuado nos anos de 2010 e 2011 pelo mesmo crime.  Além da irregularidade no descarte de dejetos, o hipermercado já havia sido notificado por ligação clandestina em outra área de proteção ambiental.

A operação, que teve a participação do Instituto do Meio Ambiente (IMA), constatou ainda nível de coliformes fecais acima do permitido.

Sob multa de R$ 60 a 70 mil, o Hiper Bompreço só deve ser reaberto após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). 

Interdições em supermercados

No início do mês de abril, o hipermercado Extra do bairro da Gruta de Lourdes também foi interditado pela Sempma devido a problemas na estação de esgoto.

Segundo a Sempma, a empresa vinha sendo notificada desde 2010 por apresentar problemas na estação de tratamento de esgoto e lançar de forma irregular dejetos em uma área Área de Proteção Permanente (APP).

Leia mais: Prefeitura interdita hipermercado por lançamento de esgoto em área de proteção

No início do ano, uma ação de fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária Municipal interditou o supermercado G Barbosa, que fica no bairro de Cruz das Almas. No local, os agentes sanitários encontraram baratas, ratos e fezes de roedores em vários espaços do supermercado. que punham em risco a saúde dos consumidores e também dos funcionários.

Leia mais: Vigilância Sanitária interdita supermercado após encontrar ratos, baratas e fezes de animais

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..