Exclusivo: Pesquisa avalia 2016, Rui, Renan e Dilma

20/04/2015 10:10 - Voney Malta
Por Voney Malta

As pesquisas que alimentam o mundo político alagoano estão sendo feitas a todo vapor. Afinal de contas, as eleições de 2016 já batem à porta de todos, estejam com ou sem mandato, vão ou não concorrer à reeleição para prefeito, vice e vereador.

Uma grande pesquisa foi feita em 97 localidades de Maceió pelo Ibrape nos dias 4 e 5 deste mês. Duas mil pessoas foram entrevistadas. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.

São dados que interessam a deputados, senadores, assim como o nível de avaliação das gestões de Rui Palmeira, prefeito de Maceió, do governador Renan Filho (PMDB) e até da presidente Dilma Rousseff (PT).

Esse tipo de pesquisa também importa para saber se para um candidato vale a pena unir o seu nome ao de algum dos chefes do Executivo.

Na pergunta sobre a avaliação do governo da presidente Dilma, 1% considerou ótimo, 6 % bom, regular 16%, ruim 14% e péssimo 62%. Não sabe atingiu 1%.

Quanto a Renan Filho, 2% consideraram ótimo, 18% bom, regular 35%, ruim 10%, péssimo 23% e não sabe 12%. Perguntados se aprovam ou desaprovam o governo Renan, 40% aprova, 41 desaprovam e não sabe/não opinou atingiu 19%.

Quanto à administração do prefeito Rui Palmeira, 2% consideram ótimo, 19% bom, 31% regular, ruim deu 17%, péssimo 30% e 1% não sabe. 38% aprovam a administração do prefeito, 57% desaprovam e 5% não sabe/não opinou.

Também foi perguntado se o prefeito Rui Palmeira está fazendo uma administração melhor, igual ou pior que Cícero Almeida. 19% consideraram melhor, 26% igual, 48% pior e 7% não sabe/não opinou.

Se as eleições para prefeito fossem hoje, 75% dos entrevistados não saberiam ou não opinaram em quem votaria. No entanto, neste quesito pesquisado de forma espontânea, 10,5% votariam em Cícero Almeida, 7,8% em Rui palmeira, 3,6% em Ronaldo Lessa. Depois aparecem Fernando Collor, Heloísa Helena, JHC, Benedito de Lira e Galba Novais, entre outros que seriam menos votados.

Numa das simulações, com menos candidatos, Almeida aparece com 25%, Rui 15%, Lessa 14%, JHC 5%, Galba 4%, Benedito de Lira e Dr. Wanderley com 2%. Indecisos 10% e branco e nulo 23%.

Essa pesquisa faz várias simulações de disputa entre possíveis candidaturas, em quem o entrevistado não votaria de jeito nenhum, principais problemas dos bairros e, ainda, números para vereador em Maceió.

Nesta terça-feira (21) divulgarei outros dados.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..