Governador diz que vai perseverar para garantir Estaleiro em Coruripe

18/04/2015 14:17 - Economia
Por Candice Almeida - CadaMinuto Press
Image

Conforme o leitor tomou conhecimento na edição nº 76 do CadaMinuto Press, o Estaleiro do Nordeste (Enor), que deveria ser instalado em Coruripe, parece ter perdido o rumo. A Petrobrás, que seria sua principal parceira na empreiteira, está cada vez mais enlameada com os escândalos da Operação Lava Jato e suspendeu investimentos no setor naval.

Em decorrência de tudo por que vem passando, muitos contratos estão sendo revistos e não há expectativas para que novos sejam pactuados. O Enor precisaria do investimento inicial da Petrobras, ao menos uma sinalização positiva por meio de contratos, para conseguir novos financiamentos, já que o crédito reservado de R$ 2 bilhões junto ao Fundo da Marinha Mercante expirou pela segunda vez.

O governador Renan Filho (PMDB) reconheceu que a situação é séria e preocupante. “Os grandes estaleiros do Brasil vivem um momento de grande dificuldade. A indústria naval brasileira foi reconstruída depois que o presidente Lula decidiu não mais construir as plataformas no exterior. Foi uma decisão que fortaleceu a presença dos estaleiros. E, hoje, o cenário econômico não é esse”, pontuou o governador.

Os deputados federais Marx Beltrão (PMDB), ex-prefeito de Coruripe, e JHC (SDD) manifestaram ao CadaMinuto Press suas esperanças de que tão logo a crise na Petrobras arrefeça os planos do Enor voltem à ordem do dia. O mesmo sentimento é compartilhado pelo governador Renan Filho.

“Nós esperamos que essa crise seja revertida, que a Petrobras volte a crescer. Porque o Brasil precisa do crescimento da Petrobras, para retomar esses projetos de investimento”, disse Renan Filho, e concluiu que “precisamos perseverar, aguardar. Vejo a Petrobras com uma capacidade gigantesca de gerar divisas e de investir. E espero que o estaleiro seja retomado”.

Mais uma vez a reportagem do CadaMinuto Press procurou o Grupo Sinergy, na pessoa de German Efromovich, o principal empresário ligado aos alagoanos, para comentar o ostracismo em que se encontra o projeto de implantação do Enor em Coruripe. No entanto, a assessoria limitou-se a informar que o empresário está novamente em viagem ao exterior com difícil comunicação.

No entanto, lamentavelmente, as informações que chegaram à reportagem, ressalvado o sigilo da fonte, é de que o estaleiro saiu da pauta do Grupo Sinergy e que os escândalos envolvendo a Petrobras arrefeceram os ânimos e interesses por um estaleiro em Alagoas. Apesar da gravidade da informação – grave para Alagoas – não foi possível sua confirmação oficial, pois o grupo não tem falado sobre o Enor.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..