Ronaldo Lessa: “O governador está lento. Talvez ele só tenha mais precaução”

27/03/2015 16:51 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Entrevistei – recentemente – o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT). Destaquei alguns temas que conversei com o parlamentar pedetista em outras postagens. No bate-papo – ocorrido na Rádio Jornal, durante o programa Jornal do Povo – pedi que Lessa avaliasse o governo de Renan Filho (PMDB).

A pergunta tem uma razão de ser. As medidas iniciais da gestão de Renan Filho se aproximam – ao menos em discurso – de um modelo considerado “tucano”: a busca por um ajuste fiscal, o corte de gastos na máquina, a alegação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) como um empecilho para a contratação de servidores públicos, dentre outros pontos.

Lessa não dispensou algumas críticas ao governador peemedebista que foi seu grande aliado no processo eleitoral de 2014 e continua sendo na atual gestão. O PDT indiciou uma das pastas do atual Executivo: a Secretaria de Trabalho e Emprego.

“Estou achando o governador muito lento”, destacou Ronaldo Lessa.

Em relação às medidas do governo, Lessa discordou que pudesse ser feita uma comparação com o discurso do início da gestão tucana de Teotonio Vilela Filho. “O momento é completamente diferente. O momento econômico é outro. Não é o de oito anos atrás. O Teotonio Vilela Filho pegou o Estado em uma época áurea. O que ele recebeu de dinheiro foi muito. Não foi igual ao que o (ex-presidente) Lula (PT) mandou para Pernambuco. Mas, foi muito dinheiro”.

De acordo com Lessa, há outros pontos também que precisam ser levados em canto: “algumas questões que Renan Filho está implementando. Ele foi obrigado a parecer com o início do governo Teotonio porque pegou uma coisa que ele não esperava. Teotonio Vilela vendia um governo que era a Alice no país das maravilhas, mas só Deus sabia como estavam as coisas realmente. Problemas na Educação, na Saúde e na Segurança. O governador Renan Filho está tentando ajustar as coisas”.

Ronaldo Lessa diz que o governador foi obrigado aos cortes. “Ele passou janeiro praticamente com a folha salarial lá embaixo. Ele não nomeou comissionados. O IZP nomeou agora no mês de março. Está eleito há alguns meses. Agora, eu acho que ele está agindo lento neste processo. O governador está lento. É uma crítica. É. Mas, pode até ser que o governador esteja certo e eu errado ao achar isto. Ele tem buscado uma forma de trabalhar e acertar. Eu estou torcendo para que dê certo. Tem coisas que estão sendo feitas que eu não faria. Mas é estilo. Talvez ele só tenha mais precaução”.

“No meu primeiro dia de governo, eu tirei tudo e comecei com nova equipe. Mas cada um é uma cabeça. Tenho que respeitar os outros. Eu tenho o estilo de dizer eu quero isto, quero aquilo e seu eu estiver errado tento corrigir depois. Na minha avaliação, ele é jovem, tem vontade de acertar. Se depender de mim vou ajudá-lo para que ele erre menos”, encerrou Ronaldo Lessa.

O deputado pedetista também avaliou a forma como o governo do Estado tratou a questão do transporte escolar. “Foi um equívoco, não poderia ser feita daquele jeito. Houve coisa feita na marra. Foi retirado os contratos de vigilância ao arrepio. Vamos esperar fechar aí os cem dias para fazer uma avaliação. Ele tem tido um estilo diferente. Ele dá nota aos secretários. Tem feito a meritocracia. Eu espero – repito – que dê certo. O governador tem o meu crédito e a vontade de ajudá-lo, como já disse nas reuniões que tenho com ele. Estou à disposição de contribuir. Estou em Brasília para isto, para ajudar Alagoas a melhorar e ter um governo de confiança, com segurança, e que melhore a situação da gente”. 

Estou no twitter: @lulavilar

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..