Juiz decreta prisão de comandante da Lei Seca após prisão de colega de farda

25/03/2015 11:10 - Justiça
Por Gilca Cinara e Paulo Chancey Jr. - Colaborador
Image

A prisão do sargento José Hamilton durante uma abordagem da Lei Seca na semana passada pode gerar outra crise dentro da Polícia Militar.  O comando da PM acatou a decisão do magistrado José Cavalcanti Manso Neto que determinou a prisão e afastamento do comandante da Operação Lei Seca, sargento Esmeraldino Bandeira Melo, conhecido como sargento Bandeira, responsável pela prisão de Hamilton.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra alguns momentos da abordagem e também o desespero do militar, que retornava de um consultório odontológico após a cirurgia de sua filha. Em contato com a assessoria da Polícia Militar, a reportagem do CadaMinuto foi informada que a decisão judicial será cumprida.

Por telefone, o sargento Hamilton afirmou que sua prisão foi fruto de uma “retaliação da própria corporação” contra as denúncias feitas por ele ao Ministério Público Estadual (MPE) e também ao Conselho Estadual de Segurança de Alagoas (Conseg) sobre um esquema de corrupção dentro do Batalhão de Policiamento de Guardas (BPGd).

Ele recordou que no momento da abordagem na blitz parou o veículo e se identificou. “Eu disse que estava sobre proteção do Conseg, pois estou sendo ameaçado, mas mesmo assim disseram que não valeria carteirada naquele momento. Então me dirigi à baia da blitz e apresentei meus documentos e me identifiquei novamente”, narrou Hamilton.

O sargento estava acompanhado do militar disponibilizado pelo Conselho de Segurança para realizar sua segurança individualizada e de sua filha de 14 anos. “Eles queriam me autuar por tentativa de homicídio, alegando que tentei passar o carro por cima do sargento Bandeira, mas graça ao secretário Alfredo Gaspar que apareceu no local (CIODS) onde eu estava isso não aconteceu”,  completou o militar.

Hamilton foi atuado por desacato e desobediência, que será respondido em procedimento administrativo militar. Ele passou três dias detido no Batalhão de Policiamento de Evento (BPE), onde atualmente está lotado.

Na decisão da prisão preventiva, o juiz José Cavalcanti afirmou que o sargento Bandeira praticou abuso de autoridade e também crime militar. No dia da prisão, a PM lançou uma nota esclarecendo a prisão do sargento Hamilton.

Leia a nota na íntegra:

A Polícia Militar de Alagoas informa que foi registrada na tarde da última quarta-feira (18) uma ocorrência envolvendo o sargento da PM José Hamilton Alves Bezerra, durante uma operação da Lei Seca em Maceió.

Sobre o fato, a PM esclarece que uma guarnição do Batalhão de Trânsito da PM participava da operação quando deu ordem legal de parada ao referido sargento. O militar não aceitou realizar o procedimento da abordagem, tendo ainda desacatado a guarnição e resistido à prisão. Ainda, tentou jogar seu veículo contra um dos policiais militares que se encontravam na operação.

Diante do fato, o mesmo foi preso em flagrante e conduzido pelo Oficial de Operações do BPTran até o coordenador operacional ao Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), que lavrou o auto de prisão em flagrante por desacato, desobediência e resistência à prisão.

 A Corregedoria da PM informou que foi determinada abertura de Inquérito Policial Militar (IPM), que deverá ser concluído dentro do prazo de 20 dias, além de uma Sindicância Administrativa, com conclusão prevista para 30 dias. O militar ficou detido na sede do Batalhão de Polícia de Eventos, permanecendo à disposição da Justiça, sendo sua prisão relaxada na última sexta-feira (20).

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..